Portal O Debate
Grupo WhatsApp

(Novas) tendências no lobby e em comunicação estratégica?

(Novas) tendências no lobby e em comunicação estratégica?

09/07/2016 Andréa Gozetto e Renard Aron

A forma de comunicar posicionamentos deve tocar o coração, não somente as mentes.

A atividade de relações governamentais tem como objetivo mudar políticas públicas através de um diálogo contínuo entre o poder público e a sociedade.

O cresceste poder da opinião pública e o protagonismo da sociedade civil neste processo merece maior atenção dos profissionais de relações governamentais, principalmente no que se refere a ampliação do escopo das atividades de lobby.

Observe-se a ação de alguns grupos de interesse que tradicionalmente se utilizam de estratégias diretas de lobby e que tem buscado diversificar seu arsenal, passando a lançar mão de estratégias indiretas.

A campanha “Não vou pagar o pato” da FIESP e o Boletim “CNI em Ação” de novembro de 2015, no qual os industriais são incentivados a enviar e-mails para a Casa Civil da Presidência da República com o objetivo de pressionar o governo a dar andamento a acordos internacionais já negociados são excelentes exemplos.

É interessante notar que entidades como a COBAP que representa os aposentados, pensionistas e idosos também mobiliza a sua base através de abaixo assinados e, ao mesmo tempo, mantêm forte presença junto aos parlamentares, principalmente no Senado Federal, participando de reuniões na Casa e contribuindo para o lançamento da “Frente Parlamentar em defesa da Previdência Social”.

Nos exemplos acima a sociedade se manifesta via entidades representativas de um setor ou grupo com interesses comuns e bem definidos. Estratégias de “grassroots”, ou mobilização da base de apoio são utilizadas tanto pelos empresários, no caso da CNI, quanto pelos aposentados, no caso da COBAP.

Vê-se, no entanto, que a sociedade está se engajando cada vez mais em temas de seu interesse sem depender da liderança de entidades representativas, mas participando do debate público via “click” espontâneo do computador, onde o confronto de ideias se dá em plataformas como Youtube, Facebook e Twitter.

A participação política, a expressão de pontos de vista e a pressão direcionada aos tomadores de decisão não se restringe mais ao Congresso Nacional ou ao Poder Executivo. Porém, grande parte das entidades representativas permanecem atuando da mesma forma, deixando de aprimorar as suas estratégias de lobby.

Enquanto isso, nos E.U.A. as “issue advocacy NGOs” (ONGs engajadas em advocacy) tem demonstrado efetividade ao canalizar o sentimento coletivo e comunicar-se através de uma linguagem visual e emocional. Diversos exemplos podem ser apresentados, tais como a campanha do Greenpeace no Youtube (VW: The Dark Side), no Twitter (#VolkswagenScandal) e no Facebook que ataca a Volkswagen desde 2011 devido a sua posição quanto a propostas pela restrição da emissão de CO2 na Europa.

O vídeo do Greenpeace leva a “batalha” sobre o controle das emissões de CO2 para as redes sociais e coloca em xeque a reputação da empresa. Outra campanha de grande impacto promovida pelo Greenpeace foi a que versava sobre a associação estabelecida entre Lego e Shell, haja vista que a Shell se posicionou a favor da exploração do petróleo na Antártica.

O grande sucesso do vídeo (LEGO: Everything is NOT awesome) com mais de 7.5 milhões de visualizações e a campanha de coleta de assinaturas a ele associado levou o Lego a terminar sua parceria com a Shell.

Em um ambiente mais aberto, onde o debate sobre políticas públicas não mais permanece restrito aos corredores do poder é necessário construir uma estratégia de comunicação em políticas públicas diferente, mais moderna e conectada com as novas tecnologias da informação.

Considerar essa questão é especialmente importante quando se trata de mudar a opinião ou a atitude do tomador de decisão, pois este não pode ser tratado de forma isolada e desconectada do seu entorno. Argumentos técnicos continuam importantes, mas a forma de comunicar posicionamentos deve tocar o coração, não somente as mentes.

*Andréa Gozetto é cientista política, pós-doutora em administração pública e coordena o curso de MBA em Economia e Gestão – Relações Governamentais do ISAE/FGV, de Curitiba. Renard Aron é vice-presidente de Relações Governamentais para América Latina do Grupo Johnson & Johnson.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra