Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O autoconhecimento na recolocação profissional

O autoconhecimento na recolocação profissional

05/09/2017 Astrid Vieira

Os principais pecados cometidos por candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas.

O autoconhecimento na recolocação profissional

Até o momento, o Brasil apresenta mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, o que representa um valor recorde para o país, desde o início do processo de registros de crescimento econômico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1948.

Sendo reflexo de uma grande crise econômica nacional, esse número impulsionou mudanças no mercado de trabalho e ainda aumentou o nível de competitividade entre os candidatos a vagas de empregos.

Com este contexto, o processo de procura por um novo emprego se tornou ainda mais árduo e minucioso, sendo necessário que os candidatos estejam atentos a cada detalhe, desde a criação de um currículo acessível, interessante e honesto, até o estabelecimento de uma postura adequada, segura e determinada em uma entrevista para um processo seletivo.

Observo que os principais pecados cometidos por candidatos a vagas de emprego acontecem durante as entrevistas. Dentre os principais erros estão o descontrole emocional, a falta de autoconhecimento e a baixa autoestima, que em muitas situações deixam recrutadores confusos e receosos quanto às qualificações e as experiências inclusas nos currículos de candidatos.

Pensando sobre essas dificuldades, o método intitulado SOAR vem sendo aplicado em diversas áreas e obtendo grandes resultados. Sendo ancorado pelas palavras Situação, Obstáculos, Ações e Resultados, o método SOAR tem origem em estudos realizados pela Universidade de Nebraska-Lincoln nos Estados Unidos, que foram posteriormente publicados no Journal of Educational Psychology.

Para atingir os resultados esperados, os estudantes tiveram que criar quadros comparativos, fazer assimilações, perguntas práticas e gravar notas completas por meio de computadores e iPads. A partir do método SOAR é possível verificar o padrão de comportamento e comunicação das pessoas, abordando a forma de tomar decisões.

Com um nível de precisão de quase 87%, o método pode ser trabalhado em organizações, individualmente ou em grupos, de forma a trazer benefícios nas áreas de desenvolvimento pessoal e crescimento; diversidade e inclusão; trabalho em equipe; melhoria na comunicação e nas relações; integração com funcionários; processo de seleção de candidatos para empregos; resolução de conflitos; coaching; liderança; produtividade e desempenho; e equipes de vendas.

No mercado de trabalho atual, é importante que os candidatos a vagas de emprego saibam quais são suas habilidades, para que assim encontrem oportunidades que demandem tais aptidões. Para que seja possível essa descoberta, o método SOAR possibilita que as pessoas relembrem e reúnam histórias de realizações profissionais de forma a demonstrar o uso e a relevância de suas habilidades.

Por meio de um treinamento prático, os candidatos aprenderão a lidar de forma estratégica e assertiva em entrevistas de emprego. Durante o treinamento, os candidatos irão expor seu histórico de realizações profissionais de forma a convencer seus recrutadores de que possuem as qualidades e habilidades necessárias para preencher a vaga de emprego pretendida.

Neste processo, os candidatos serão orientados a fazer afirmações claras e objetivas sobre suas qualificações, ao invés de descrições de potenciais, talentos ou responsabilidades. O candidato pode preferir narrar seu histórico de realizações em tópicos para cada cargo que ocupou, informando de maneira rápida e sucinta o que realizou em cada etapa profissional.

O treinamento é bastante relevante, já que demonstra o impacto mensurável e quantitativo das contribuições dos candidatos para as empresas das quais fizeram parte, diferenciando-os de outras pessoas com qualificações semelhantes. Acredito que esse processo também cria uma oportunidade para que os recrutadores façam perguntas sobre assuntos dos quais os candidatos tenham maior domínio.

* Astrid Vieira é Diretora da empresa Leaders Outplacement.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra