Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O bom do futebol

O bom do futebol

11/04/2016 Henrique Ulhoa

A magia que envolve o futebol e o ato de ir a campo se divertir

Durante toda a semana o assunto era um só na cidade. Carros de som percorriam ruas e becos anunciando o grande jogo. Inserções nas rádios e na TV local convocavam a população. Torcedores e amantes do futebol não escondiam a ansiedade e a expectativa de um bom resultado do time da casa.

No dia do jogo, a resenha começou logo cedo. Na lanchonete dos ‘boleiros’ da cidade, as prosas se alternavam entre qual seria o placar do jogo, se o estádio ia ficar cheio e, se o juiz ia roubar muito ou pouco.

Com um sol daqueles de rachar mamona, o povo começou a chegar ao estádio no meio da tarde de sábado. Dia bom para pegar uma cachoeira e ficar debaixo de uma árvore qualquer. Mas, no entanto, a causa era nobre. Apoiar o time da cidade virou quase obrigação.

Disposto a fazer história, o Paracatu Futebol Clube, representante mineiro no Candangão 2016, o Campeonato Brasiliense da 1ª divisão, estava prestes a disputar o primeiro jogo das quarta-de-finais do torneio. Pela frente o Brasiliense.

O foguetório de dez minutos anunciava que a tarde seria quente. Quente pra caralho! Um copão de cerveja tomado desesperadamente ajudava a refrescar, no entanto, torrar a cara com o forte sol do noroeste mineiro fazia parte do pacote.

O acesso foi tranquilo, sem problemas para estacionar e risco zero de aparecer um flanelinha folgado. Vendedores facilitavam a compra dos ingressos ali mesmo entre os carros e a rua. Entrada com baculejo, e aos poucos o Estádio Frei Norberto, o campo do União, foi se enchendo. Camisas de muitos clubes estampavam a paixão de cada um, mas o uniforme branco do ‘Águia do Noroeste’ era o favorito entre os torcedores. No alto da arquibancada um tarol e um surdo, tocados freneticamente, ditavam o ritmo da peleja.

Em campo, jogo equilibrado, com bola rolada no chão e boas chances para cada lado. Formados por jogadores jovens e de razoável qualidade, os times contam com figuras rodadas, como o zagueiro André Luiz e o lateral-direito Luizinho. O Brasiliense abriu o placar no finalzinho do 1º tempo. No 2º, o Paracatu jogou melhor, pressionou muito e acabou empatando o jogo para o delírio do estádio. “Uh! Uh! Paracatu!” “Uh! Uh! Paracatu!” O time da casa ainda teve um gol anulado. Fim de jogo e os sonoros aplausos à equipe e satíricos insultos ao trio de arbitragem.

Que tarde! Ai sim. Um jogo de futebol de verdade, na sua essência, como nas antigas. Nada de regrinhas e imposições dos novos estádios, ‘convertidos’ em arenas. Nada de fanatismo ou confusão. Jogo jogado, torcida vibrante, cerveja gelada, sol na cara, batuque empolgante e claro, gols.

Nos últimos anos, a magia que envolve o futebol e o ato de ir a campo se divertir, vem perdendo a graça. Acompanhar os grandes clubes atualmente tem sido muito custoso. Claro que o futebol profissional de alto nível necessitava e necessita de mudanças, no entanto, o esporte patrimônio nacional, vem se distanciando muito de suas origens, tanto dentro quanto fora de campo.

Voltar ao interior, após duas décadas na capital, vivendo intensamente o Mineirão em suas várias fases, fez com que o programa de sábado, no pequeno estádio da cidade, numa partida importante, mas sem holofotes e estrelas, resgatasse a alegria de acompanhar o bom e velho jogo de futebol. Apenas o bom do futebol.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado