Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil deve ser administrado por administradores

O Brasil deve ser administrado por administradores

08/10/2016 Milton Luiz Milioni

O Brasil vive hoje uma das maiores e mais duras crises de toda a sua história.

Temos 12 milhões de desempregados, uma economia em recessão e o terror instalado pelo país. No meio desse cenário de caos, é o momento de analisarmos a origem da nossa crise.

Ninguém ignora que a crise econômica é decorrência também da crise política, onde se abre uma discussão sobre a gestão pública e o papel do administrador.

Hoje, com a situação em que o País se encontra, PIB negativo, indústria destruída, e esse nível de desemprego , o administrador passa a ter um papel ainda mais relevante dentro do cenário político econômico do País.

Não temos dúvida a respeito do papel e discussão da importância desse profissional para o desenvolvimento do país. Em momentos de crise como esse é que as empresas e instituições como um todo carecem de processos de gestão.

As entidades, empresas e instituições que não se dão conta disso vão, gradativamente, caminhando para a mortalidade. Dai a importância de se levar a discussão fora dos limites dos Conselhos de Administração. O momento é crítico e precisamos ter transparência e opinião no contexto nacional.

Precisamos defender nossos valores e nossa categoria, porque precisamos de competência na administração seja ela pública ou privada. Não ter controle, coordenação, planejamento, organização, feedback avaliativo é desconhecer a vida de uma empresa ou de um País, de um Estado ou municípo.

A profissão vem acrescentando e ainda tem muito a acrescentar ao processo produtivo e aos sistemas de gestão. Mas é preciso que todos os administradores tenham claro que só com uma política bem colocada na defesa dos interesses da profissão podemos fazer esse País voltar a crescer e fazer com que a profissão de administrador seja reconhecida e respeitada.

Empresas conduzidas apenas por amadores devem caminhar para a triste estatística da mortalidade, como países que não tenham administradores não conseguem gerar riqueza e bem estar para os seus cidadãos e nem fazer com que o crescimento econômico gere os dividendos necessários.

Nesse sentido, torna-se imperioso promover a interiorização do CRA-SP e fortalecer as seccionais. E é de fato algo que precisamos dar uma atenção muito forte. Se queremos ter os administradores unidos e com acesso as mais diversas atividades e serviços do CRASP o conselho tem que ser forte e atuante no interior.

Essa é a nossa bandeira: sermos identificados como um conselho do estado e não apenas da capital e as seccionais precisam ser de fato braços fortes do conselho em suas macro regiões, se quisermos assistir ao crescimento desse País e colocar o administrador no seu devido lugar, ocupando um papel estratégico no desenvolvimento da Nação."

* Milton Luiz Milioni é administrador de empresas pela FEA USP, membro do Conselho do Mercado de Capitais da Anbima e candidato a Conselheiro do CRA pela chapa Mude1.



Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins