Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil e a crise das patentes

O Brasil e a crise das patentes

30/05/2015 Dirceu Cardoso Gonçalves

O que é moderno hoje, pode ser sucata amannã dado o avanço da pesquisa e dos meios.

Dentro de um mundo globalizado, onde a cada instante são lançadas no mercado produtos tecnologicamente avançados, responsáveis pelo desenvolvimento, a demora de 11 anos para a emissão de uma patente de propriedade industrial ou intelectual é, por si, prova de atraso ao nosso país.

Principalmente considerando-se que boa parte dos inventos e aperfeiçoamentos tecnológicos passíveis de certificação não têm tanto tempo de vida útil. A maioria dos produtos cumpre sua missão de mercado antes de seu proprietário obter o reconhecimento do anacrônico órgão controlador estatal. O que é moderno hoje, pode ser sucata amannã dado o avanço da pesquisa e dos meios.

Espantosamente, ainda existem programas de computador de 1997 à espera da patente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, entre ouros. O Brasil é a sétima ou oitava (já chegou a ser a sexta) economia do mundo e a maior da América Latina. Mas no tocante às patentes e proteção da propriedade industrial, é o 19º colocado. Possui hoje 184 mil pedidos de patentes para serem analisados por apenas 192 examinadores.

Isto é, cada um deles tem 980 processos para trabalhar, o que leva os postulantes aos 11 anos de espera pelo certificado. Em 2003 a espera era de seis anos e em 2008 eram nove. Esses números atestam o sucateamento do INPI que hoje sofre cortes de verbas, não tem autonomia financeira e muitas vezes tem dificuldade até para adquirir papel e outros materiais de expediente. Seu quadro de examinadores vem diminuindo sem que novos profissionais já concursados sejam chamados ao trabalho.

Ao mesmo tempo em que o órgão licenceador de inventos e produtos padece, o país convive com a pirataria e o contrabando que produzem ou trazem ao território nacional milhares de produtos inconformes – brinquedos, roupas, eletrônicos, cigarros e até medicamentos – vendidos clandestinamente em feiras, camelódromos, de porta em porta e por outros meios.

A indústria, o comércio e pesquisadores de novos produtos vivem sem a necessária proteção ao seu produto e são atacados diariamente pela concorrência desleal, sem terem como reagir. Colômbia e Peru, nossos vizinhos sulamericanos levam apenas de dois a três anos para reconhecer a propriedade de um produto, embora tenham economias pequenas e pouco diversificadas. O Brasil, gigante da região, com indústria desenvolvida, não poderia ser tão mal administrado. É preciso fazer algo muito urgente para reativar o INPI e, finalmente, se expedir as patentes num prazo razoável...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado