Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil na elite mundial da matemática

O Brasil na elite mundial da matemática

31/03/2018 Jacir J. Venturi

No início deste ano, o país passou a integrar o grupo de elite da Internacional Mathematical Union.

O Brasil na elite mundial da matemática

Os dois maiores eventos da matemática mundial têm o Brasil como palco: a Olimpíada Internacional da Matemática realizada no Rio de Janeiro em julho do ano passado, com estudantes representando 110 nações; o outro evento, também no Rio de Janeiro, acontecerá em agosto deste ano, denominado Congresso Internacional da Matemática, com a participação prevista de 5 a 7 mil matemáticos de uma centena de países.

Esse Congresso é recorrente de 4 em 4 anos e nele serão agraciados os ganhadores da Medalha Fields, similar a um Nobel da Matemática. Laureou-se com a medalha de ouro o brasileiro Artur Ávila em 2014, e para este ano o Brasil tem um forte candidato: Fernando Codá Marques, que trabalhou 11 anos no IMPA e hoje é professor da Universidade de Princeton.

Por conta de sediarmos esses importantes eventos, 2017 e 2018 foram cognominados como o Biênio da Matemática, conforme lei federal do Dep. Alex Canziani. E se não bastasse esse protagonismo internacional, o Brasil, no início deste ano, passou a integrar o grupo de elite da Internacional Mathematical Union (IMU), criada em 1920 e composto por 76 países-membros.

Esse grupo, formado por 10 nações, representa o topo do ranking de desenvolvimento em pesquisa matemática. Para o diretor do IMPA Marcelo Viana, “é como se tivéssemos subido para a 1ª divisão, se houvesse um campeonato mundial de matemática”.

O Brasil hoje é responsável por 2,35% da produção mundial de matemática. Conquanto esses eventos internacionais lançam luzes de ribalta sobre o Brasil, o escopo do presente artigo é conclamar diretores e professores para inscreverem seus alunos na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) criada pelo IMPA em 2005.

No ano passado, graças à ampla divulgação da mídia e dos professores, a OBMEP foi classificada como a maior competição estudantil do Brasil, com 18,2 milhões de alunos inscritos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Neste ano, as inscrições devem ser feitas pelo site da OBMEP, até 2 de abril, e a prova da 1ª fase será aplicada em 5 de junho, na própria escola. Ademais, desde o ano passado, além das públicas, puderam participar também as escolas privadas, cujos resultados serão apresentados em 2 grupos distintos, na proporção dos inscritos.

Importante: não haverá ranking de classificação entre as escolas e todo aluno deve ser instigado a participar. Essa prova da 1ª fase contém 20 questões de 5 alternativas, além de conteúdos curriculares, prioriza a lógica, o raciocínio crítico, a criatividade.

Ademais, a Olimpíada da Matemática contribui para desenvolver um ambiente de cultura e amor à “rainha e serva de todas as ciências”, identifica jovens talentosos e promove a inclusão social.

É um ganha-ganha, e são pertinentes as referências ao estudo promovido pelo ex-presidente do INEP, Chico Soares, segundo o qual, as escolas que regularmente participaram por anos seguidos dessa competição apresentaram melhoras de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

Eis o grande paradoxo! Sobejamente conhecidos são os resultados do desempenho sofrível dos nossos escolares nas avaliações internas ou quando se coteja com outros países. Se há uma ponta vistosa que merecidamente enleva e orgulha a matemática brasileira, formada por estudiosos denotadamente aguerridos, há em contrapartida, uma grande massa de estudantes – a parte submersa desse iceberg – que precisa emergir.

Ou seja, histórias de sucesso convivendo com o problema crônico do ensino da disciplina. Para o diretor do IMPA, Marcelo Viana, o nosso professor, em sua maioria, tem uma formação deficiente em conteúdo e método de ensino.

Viana vai além: classifica o ensino na maioria da de nossas escolas, como “massificador e chato”, baseado na memorização e imposição de conteúdos – “justamente o que a matemática não é”.

* Jacir J. Venturi foi professor de Matemática e diretor de escola por 44 anos, é ex-presidente do Sinepe/PR e um dos Coordenadores da Olimpíada de Matemática no Paraná.

Fonte: Jacir Venturi



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre