Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil precisa de instituições sólidas e não de heróis

O Brasil precisa de instituições sólidas e não de heróis

23/05/2016 Bady Curi Neto

O Brasil necessita de instituições sólidas, sérias e comprometidas com seu mister e com o Estado Democrático de Direito.

A crise moral que assola nossos representantes, seja do poder Legislativo ou do Executivo, tem nos deixados desacreditados sobre a política nacional.

A corrupção no país tornou-se endêmica e visível a todos. Nos últimos anos chamou a atenção o escândalo denominado Mensalão, e agora a operação Lava-jato, que demonstra ultrapassar os desvios da Petrobras.

Em momentos como estes a credibilidade da população se volta para o Poder judiciário, não como a última trincheira da cidadania, como costuma dizer o Ministro Marco Aurélio do Supremo Tribunal Federal, mas na pessoa de determinados indivíduos que compõem seu quadro, como se estes fossem os heróis brasileiros, em razão dos holofotes que a causa sob seu julgamento atrai.

Este fato já ocorreu várias vezes. O Ministro Joaquim Barbosa, com a maneira truculenta e pouco polida de tratar seus pares, ao conduzir o processo do mensalão, era ovacionado na rua como o salvador da pátria. O que passava despercebido à população em geral é que, apesar de ser o relator do processo, outros dez Ministros participaram do julgamento.

O que deveria estar em voga era a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e não a personificação de apenas um de seus Ministros. Aquela corte de justiça ao decidir o mérito das ações o faz através do colegiado e não por decisão monocrática.

Vale dizer, se os demais membros do STF tivessem concluído de forma diversa do relator, o resultado seria outro na ação penal 470. Nos dias atuais, o herói brasileiro passou a ser o juiz Sergio Moro, da Justiça Federal de Curitiba, com sua maestria e profícua atenção nos julgamentos dos processos da operação Lava- jato.

A paz deste indivíduo cessou, ele não pode mais andar na rua, sempre é parado para fotos com o reconhecimento e agradecimento de pessoas pelo seu trabalho. A sua função pública o tornou uma figura pública.

Não estou fazendo críticas, ao contrário aplaudo o trabalho deste e demais magistrados que não se apequenam diante de processos de tamanha complexidade, apenas chamo a atenção do leitor que para um processo chegar ao ponto de ser decidido, principalmente nos criminais, houve um trabalho sério de outras instituições; Polícia Federal, Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esta através dos defensores dos acusados, estabelecendo peso e contrapeso processual, para que, durante a tramitação processual seja respeitado os direitos da ampla defesa e contraditório.

As instituições devem fortalecer através dos indivíduos e não as pessoas fortalecerem através das instituições. A solidificação e a independência do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Polícia Federal e da própria OAB é que garantem a todos os cidadãos viver em um Estado Democrático de Direito.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado