Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

08/05/2012 Marcos Coimbra

É notório que há um descompasso entre o crescimento da infraestrutura e o crescimento do mercado nacional.

Infelizmente, hoje, nós ainda temos uma infra deficitária para atender a uma demanda industrial crescente. E é exatamente a necessidade de atender a essa demanda que trará novas oportunidades para se investir em infraestrutura, já que existe um sério problema em estradas, portos, ferrovias e aeroportos que tornam a logística um entrave no país.

Se observarmos que o crescimento econômico dos últimos oito anos acelerou ainda mais a expansão da informática, começamos a entender como os desafios de infraestrutura afetam a distribuição desses produtos. Alguns números podem mostrar claramente essa tendência exponencial.

Em 2009, ao todo, foram vendidos 13,7 milhões de computadores, sendo que este número representa um crescimento de 23,5% ante 2009. Esse crescimento foi ainda maior no Norte e Nordeste, que tiveram quase 30% a mais de computadores vendidos na comparação anual. Esse cenário traduz a responsabilidade do distribuidor de informática em suprir uma demanda crescente e pulverizada, que se espalha em um país de dimensões continentais. A eficiência logística se tornou fator primordial.

A revenda que está na região Norte hoje já tem uma demanda de clientes considerável e necessita de um atendimento ágil e dinâmico, mesmo que quase todos os distribuidores estejam concentrados entre Sul e Sudeste. É um xadrez complicado. Ao mesmo tempo em que o país capenga na questão estrutural, o setor de distribuição precisa se adequar rapidamente a uma nova realidade organizacional. Por mais que os grandes centros ainda representem um volume muito maior de negócios, quem ainda não está pensando em outras regiões vai ficar para trás.

Não obstante, a ST não assinada por todos os estados, se torna outro obstáculo para realizarmos negócios em determinados locais. Contudo, é importante perceber o esforço conjunto da cadeia para dinamizar esse atendimento. É necessário que o governo federal reduza os juros da Selic para viabilizar um aumento dos investimentos e garantir uma dinâmica de desenvolvimento saudável e sem gargalos.

A infraestrutura exige investimentos de longo prazo e um longo ciclo sustentável de crescimento do PIB impõe uma baixa taxa de retorno dos investimentos de infraestrutura, de modo que se viabilize o custo de produção. A informática iniciou um ciclo virtuoso no Brasil. Se pensarmos em democratização do acesso a internet, por exemplo, temos aproximadamente 40% da população usuária da grande rede.

Esse número chegando a patamares de países desenvolvidos (entre 70%/80%), toda a cadeia que envolve produtos e transportes precisará se dinamizar. Principalmente com o governo dando subsídios em estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O país precisa inverter a lógica dos investimentos.

Enquanto o crescimento da demanda projetar as ações, e não as ações se projetarem para a demanda de longo prazo, o esforço será grande para manter um atendimento padrão... do Oiapoque ao Chuí.

*Marcos Coimbra (foto) é Vice-Presidente da ABRADISTI.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra