Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

O desafio de chegar aos quatro cantos do Brasil

08/05/2012 Marcos Coimbra

É notório que há um descompasso entre o crescimento da infraestrutura e o crescimento do mercado nacional.

Infelizmente, hoje, nós ainda temos uma infra deficitária para atender a uma demanda industrial crescente. E é exatamente a necessidade de atender a essa demanda que trará novas oportunidades para se investir em infraestrutura, já que existe um sério problema em estradas, portos, ferrovias e aeroportos que tornam a logística um entrave no país.

Se observarmos que o crescimento econômico dos últimos oito anos acelerou ainda mais a expansão da informática, começamos a entender como os desafios de infraestrutura afetam a distribuição desses produtos. Alguns números podem mostrar claramente essa tendência exponencial.

Em 2009, ao todo, foram vendidos 13,7 milhões de computadores, sendo que este número representa um crescimento de 23,5% ante 2009. Esse crescimento foi ainda maior no Norte e Nordeste, que tiveram quase 30% a mais de computadores vendidos na comparação anual. Esse cenário traduz a responsabilidade do distribuidor de informática em suprir uma demanda crescente e pulverizada, que se espalha em um país de dimensões continentais. A eficiência logística se tornou fator primordial.

A revenda que está na região Norte hoje já tem uma demanda de clientes considerável e necessita de um atendimento ágil e dinâmico, mesmo que quase todos os distribuidores estejam concentrados entre Sul e Sudeste. É um xadrez complicado. Ao mesmo tempo em que o país capenga na questão estrutural, o setor de distribuição precisa se adequar rapidamente a uma nova realidade organizacional. Por mais que os grandes centros ainda representem um volume muito maior de negócios, quem ainda não está pensando em outras regiões vai ficar para trás.

Não obstante, a ST não assinada por todos os estados, se torna outro obstáculo para realizarmos negócios em determinados locais. Contudo, é importante perceber o esforço conjunto da cadeia para dinamizar esse atendimento. É necessário que o governo federal reduza os juros da Selic para viabilizar um aumento dos investimentos e garantir uma dinâmica de desenvolvimento saudável e sem gargalos.

A infraestrutura exige investimentos de longo prazo e um longo ciclo sustentável de crescimento do PIB impõe uma baixa taxa de retorno dos investimentos de infraestrutura, de modo que se viabilize o custo de produção. A informática iniciou um ciclo virtuoso no Brasil. Se pensarmos em democratização do acesso a internet, por exemplo, temos aproximadamente 40% da população usuária da grande rede.

Esse número chegando a patamares de países desenvolvidos (entre 70%/80%), toda a cadeia que envolve produtos e transportes precisará se dinamizar. Principalmente com o governo dando subsídios em estradas, ferrovias, portos e aeroportos. O país precisa inverter a lógica dos investimentos.

Enquanto o crescimento da demanda projetar as ações, e não as ações se projetarem para a demanda de longo prazo, o esforço será grande para manter um atendimento padrão... do Oiapoque ao Chuí.

*Marcos Coimbra (foto) é Vice-Presidente da ABRADISTI.



Woody Allen e Dylan Farrow

A possível síndrome de falsas memórias.


A CPMF e a saída do seu autor

A CPMF foi mal porque, em vez de substituir outros impostos, constituiu-se em mais um.


CPMF: o que foi e como poderá ressurgir na reforma tributária

O Imposto sobre Transações Financeiras (ITF) poderá ser a recriação antiga CPMF.


O Brasil e a agropecuária sustentável

A pecuária brasileira tem se pautado ao longo dos anos pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos.


“Tô de férias, cadeia é férias pra mim”

É uma vergonha que delinquentes ainda venham desdenhar do sistema carcerário e das autoridades penais.


Locações de curta temporada em aplicativos

Saiba os direitos e deveres da propriedade imobiliária.


O Século das Cidades

“Não somos melhores, nem piores, somos iguais… melhor mesmo é a nossa causa…” (Thiago Mello)


Hollywood e o mundo real

Uma abordagem psiquiátrica do filme Gente como a Gente.


A liderança feminina e seus potenciais

Companhias que possuem, pelo menos, uma mulher em seu time de executivos são mais lucrativas.


A bolsa brasileira é a bola da vez

O ano de 2019 tem sido de recordes para o investidor brasileiro.


Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado o dia do profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física.


A complexidade do saneamento

O Congresso Nacional tem a grande missão de dar um rumo certo para o saneamento brasileiro.