Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O desafio do compliance no setor de saúde

O desafio do compliance no setor de saúde

24/01/2014 Nelson Pires

A criação da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) em 2000 inaugurou no Brasil uma nova relação entre os planos de saúde e os órgãos de controle do governo federal.

A mudança consolidou-se em outubro de 2012, quando uma resolução da entidade estabeleceu o padrão obrigatório para a Troca de Informações na Saúde Suplementar, o Padrão TISS. A norma orienta em que formato, com que periodicidade e quais dados devem ser informados pelos planos à ANS.

Trata-se de um grande volume de informações, o que gera um cenário desafiador, do ponto de vista de compliance (do inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra), para as operadoras. A metodologia de TISS padroniza as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização e cobrança por parte da ANS, subsidia ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos e compõe o registro eletrônico dos dados dos beneficiários de planos privados.

Para se ter uma ideia do arcabouço regulatório a que estão submetidos os planos de saúde, nesses treze anos, desde sua criação, a ANS editou nada menos que 2.402 normas, entre leis, decretos, resoluções, comunicados e outros instrumentos. Se excluirmos as normas já revogadas, temos, em vigor, um montante de 2.196 regras. O levantamento foi feito com base em dados disponíveis no portal da ANS. As normas são permanentemente atualizadas de acordo com as diretrizes da Agenda Regulatória, que compila temas estratégicos e prioritários para a ANS por um prazo de dois anos.

O cenário muda a forma de trabalhar dos gestores de corporações de saúde suplementar. Se antes esses executivos concentravam esforços e tempo na busca por melhores resultados e por inovação, agora passam a ter de se dedicar também para atender a uma legislação densa e em constante transformação. O tempo disponível para a gestão, no entanto, continua o mesmo. Como, então, solucionar essa equação? A resposta está na Tecnologia da Informação (TI). A adesão a softwares de gestão tornou-se um fator de produtividade e competitividade para as empresas do setor de saúde.

Só a automatização permite acompanhar e compilar o volume de dados exigido pelos órgãos de regulação. Softwares de gestão são desenhados para estruturar processos e fluxos de informação dentro de uma corporação e permitir a geração de relatórios atualizados, em tempo real, com dados que suportem a tomada de decisão e atendam às exigências regulatórias. O uso da tecnologia garante precisão das informações, eliminação de controles manuais, redução de custos e eficiência na gestão.

Com um sistema automatizado, as operadoras de plano de saúde podem ter a segurança de estar em conformidade com as exigências legais. O Brasil tem o segundo maior sistema privado de saúde do mundo, portanto, controle e fiscalização são fundamentais para o bom funcionamento do setor. A missão dos órgãos reguladores é, sobretudo, garantir que o interesse público seja atendido. Com o estabelecimento do Padrão TISS, a ANS passa a ter em mãos um rico banco de dados sobre o sistema de saúde suplementar no país. E, com a Tecnologia da Informação, os planos de saúde contam com um aliado para vencer o seu desafio de compliance.

*Nelson Pires, diretor do segmento de Saúde da TOTVS.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves