Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O emburrecimento da população brasileira e mundial

O emburrecimento da população brasileira e mundial

11/08/2011 Pedro Lessi

A digitação em teclados e smartphones e aparelhos similares parece ser a forma de escrita do futuro, mas e daí? Por causa disso vamos abandonar a forma maior de escrita, que é a tradicional, ou seja, a letra cursiva?

Pois é que o que está acontecendo em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a digitação simplesmente substituirá a letra cursiva nas escolas. Norma aprovada em Indiana, nessa semana, exige que as escolas ensinem as crianças a digitarem, mas não as obriga a treiná-las no uso da letra cursiva.

Esta iniciativa absurda faz parte de um projeto amplo, desenvolvido pelo Conselho de Diretores de Colégios e pela Associação Nacional de Governadores (dos Estados Unidos), e adotado por 46 Estados (o país possui 50) em junho de 2010. Ele delimita as habilidades que as crianças precisam ter. Para eles, a digitação é uma dessas habilidades, mas a escrita cursiva, não.

Esse artigo, entre outros dizeres, menciona que uma das habilidades principais é “usar a tecnologia – inclusive a Internet – para produzir e publicar textos para a interação e a colaboração com colegas”. É importante complementar que os professores tem a opção de continuar lecionando a escrita em letra cursiva.

Esse tipo de medida é totalmente contra os padrões que queremos para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Abandonar a letra cursiva para adotar a tecnologia como principal modo de aprendizagem só contribui para o emburrecimento da população. Pois por mais que vivemos em um mundo altamente tecnológico, não é em 100% dos casos que utilizamo-nos dela para as coisas do dia-a-dia. A escrita cursiva continua coexistindo com a tecnologia e por isso deve ser mantida como método de aprendizagem nas escolas.

Aqui no Brasil, está havendo a substituição da letra cursiva (também conhecida como “letra de mão”) pela letra bastão (de forma). Antes, o aluno era alfabetizado na letra cursiva; hoje, a alfabetização ocorre através da letra bastão. Porém é preciso lembrar que o aprendizado da letra cursiva ainda é ainda fundamental para desenvolver a coordenação motora fina.

Em países, como os EUA, o ensino da letra cursiva é opcional e tende a ser banido nos próximos anos. Quem defende tal prática diz que hoje as crianças não mais necessitam escrever com caneta ou lápis no papel, o que é inverídico, pois a tecnologia não ocupou 100% do dia-a-dia de qualquer pessoa. São práticas como estas que aumentam o emburrecimento da população brasileira e mundial.|

* Pedro Lessi é formado em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito de Família, Civil, Processual Civil, Tributário, Imobiliário, Empresarial pela Columbus, University de Ohio, EUA.



Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.