Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O emburrecimento da população brasileira e mundial

O emburrecimento da população brasileira e mundial

11/08/2011 Pedro Lessi

A digitação em teclados e smartphones e aparelhos similares parece ser a forma de escrita do futuro, mas e daí? Por causa disso vamos abandonar a forma maior de escrita, que é a tradicional, ou seja, a letra cursiva?

Pois é que o que está acontecendo em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a digitação simplesmente substituirá a letra cursiva nas escolas. Norma aprovada em Indiana, nessa semana, exige que as escolas ensinem as crianças a digitarem, mas não as obriga a treiná-las no uso da letra cursiva.

Esta iniciativa absurda faz parte de um projeto amplo, desenvolvido pelo Conselho de Diretores de Colégios e pela Associação Nacional de Governadores (dos Estados Unidos), e adotado por 46 Estados (o país possui 50) em junho de 2010. Ele delimita as habilidades que as crianças precisam ter. Para eles, a digitação é uma dessas habilidades, mas a escrita cursiva, não.

Esse artigo, entre outros dizeres, menciona que uma das habilidades principais é “usar a tecnologia – inclusive a Internet – para produzir e publicar textos para a interação e a colaboração com colegas”. É importante complementar que os professores tem a opção de continuar lecionando a escrita em letra cursiva.

Esse tipo de medida é totalmente contra os padrões que queremos para a aprendizagem de crianças e adolescentes. Abandonar a letra cursiva para adotar a tecnologia como principal modo de aprendizagem só contribui para o emburrecimento da população. Pois por mais que vivemos em um mundo altamente tecnológico, não é em 100% dos casos que utilizamo-nos dela para as coisas do dia-a-dia. A escrita cursiva continua coexistindo com a tecnologia e por isso deve ser mantida como método de aprendizagem nas escolas.

Aqui no Brasil, está havendo a substituição da letra cursiva (também conhecida como “letra de mão”) pela letra bastão (de forma). Antes, o aluno era alfabetizado na letra cursiva; hoje, a alfabetização ocorre através da letra bastão. Porém é preciso lembrar que o aprendizado da letra cursiva ainda é ainda fundamental para desenvolver a coordenação motora fina.

Em países, como os EUA, o ensino da letra cursiva é opcional e tende a ser banido nos próximos anos. Quem defende tal prática diz que hoje as crianças não mais necessitam escrever com caneta ou lápis no papel, o que é inverídico, pois a tecnologia não ocupou 100% do dia-a-dia de qualquer pessoa. São práticas como estas que aumentam o emburrecimento da população brasileira e mundial.|

* Pedro Lessi é formado em Direito pela Universidade Católica de Santos, especialista em Direito de Família, Civil, Processual Civil, Tributário, Imobiliário, Empresarial pela Columbus, University de Ohio, EUA.



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.