Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O erro de Dirceu foi não ter parado antes de ficar evidente

O erro de Dirceu foi não ter parado antes de ficar evidente

14/08/2015 João Luiz Mauad

Uma das minhas diversões prediletas é descobrir incoerências irremediáveis no pensamento de esquerda.

A consistência intelectual dos caras chaga a ser patética, pois o importante mesmo são as seus valores subjetivos, gostos pessoais e idiossincrasias.

Peguem, por exemplo, o notório Juca Kfouri. Em março deste ano, o valente escreveu um libelo em defesa da sua (dele) presidenta.

À época, disse com todas as letras que o brasileiro, ou melhor, a elite branca, como ele se referiu aos adeptos do “panelaço” contra Dilma, não tinha moral para reclamar da corrupção do governo, pois compramos CDs piratas, avançamos sinais de trânsito, andamos pelo acostamento e, em algum momento, também já votamos em políticos corruptos, como Collor e Sarney.

Obviamente, tratava-se de uma enorme falácia (veja minha resposta àquele indigesto artiguinho aqui). Ninguém, de fato, é santo e todos nós, em algum momento, já avançamos sinal, andamos em velocidade maior que a permitida ou fizemos uma fezinha no jogo do bicho.

Isso, entretanto, não nos tira o direito de ficar indignados com a corrupção de proporções oceânicas perpetrada pelos últimos governos petistas. Em resumo, o fato de já termos cometido infrações menores (“quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”, já dizia Jesus Cristo) não quer dizer que sejamos obrigados a aceitar passivamente crimes infinitamente maiores e mais daninhos, como os praticados pelo PT et caterva contra o país.

Pois bem, não é que hoje, passados apenas cinco meses daquele esdrúxulo artigo, o jornalista publica no site da Folha de São Paulo algo que, além de asqueroso, contraria tudo que ele dissera antes?

De início, até pela chamada na página principal (“Por que gente milionária quer sempre mais dinheiro?”), pensei tratar-se de mais um daqueles textos atacando a ganância dos capitalistas, e já fui preparado para ler palavras cheias de inveja e preconceito.

Qual não foi a minha surpresa quando vi que suas diatribes não eram direcionadas a Steve Jobs, Bill Gates e outros empreendedores bilionários. Esses, segundo ele, são os que fazem girar a roda do capitalismo (?).

O artigo, na verdade, é um choramingo de desilusão com seu antigo ídolo José Dirceu, recentemente preso por ordem do juiz Sérgio Moro. Depois de citar Dirceu em meio a alguns outros nomes famosos “cuja ganância levou à desgraça, se não financeira, mas moral, além até da perda do mais precioso dos bens, a liberdade”, Kfouri pergunta, com aquela inocência característica dos tolos, provavelmente (e aqui concedo-lhe o benefício da dúvida) sem se dar conta do disparate que disse: “Terá compensado? Não dava para ter parado antes de ficar evidente que os meios eram ilícitos e tornar as punições inevitáveis?”

Não, caro leitor, você não leu errado. Aquele mesmo jornalista que acusara a elite branca de não ter moral, por conta de pequenos desvios éticos, de reclamar e ficar indignado com a roubalheira petista, dá a entender agora que o grande erro de José Dirceu e outros, motivados pela ganância, foi não terem “parado antes de ficar evidente que os meios eram ilícitos e as punições inevitáveis”.

Mais adiante, ainda não satisfeito, o jornalista, embora diga que “não justifica”, nos informa, com todas as letras, que considera uma atenuante o fato de alguém corromper-se, desde que não seja para enriquecimento pessoal, mas por uma causa maior. Como diz o Constantino: um saquinho, por favor, porque estou com vontade de vomitar…

* João Luiz Mauad é administrador de empresas formado pela FGV-RJ, profissional liberal (consultor de empresas) e diretor do Instituto Liberal.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado