Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O estupro e o contexto da violência

O estupro e o contexto da violência

09/06/2016 Milton Corrêa da Costa

Nenhuma condenação, por mais rigorosa que seja, ameniza as sequelas psicológicas do covarde e hediondo crime de estupro.

Conforme denúncia, ainda em processo de investigação, uma adolescente, de 16 anos, teria sido estuprada, torturada e humilhada por cerca de 30 delinquentes numa favela da Zona Oeste do Rio, tendo ainda sido gravadas em vídeo e divulgadas as cenas de tortura, covardia e sadismo.

O fato é que o Rio de Janeiro, a cidade dos Jogos Olímpicos 2016, está envolto, há mais de 20 anos, numa das mais violentas guerras urbanas que já se teve notícia na história policial, proporcionando a incômoda sensação de medo generalizado ao crime, onde qualquer um de nós, policiais ou não, podemos ser a próxima vítima, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Tal contexto, de violência extrema, estendeu-se também, com o passar dos anos, para a Região Metropolitana, principalmente no processo migratório de traficantes para o entorno do Rio com a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora UPPs) na capital.

Hoje, cada vez mais covardes e ousados, alguns dos meliantes retornaram para seus antigos locais de homízio onde continuam estuprando, oprimindo moradores, torturando, matando e atentando contra o aparelho policial. A análise de contexto nos leva, inclusive, a relativizar as reais possibilidades da polícia, num cenário de guerra, de terror e de desafio ao poder público, onde a demanda criminal supera nitidamente as estratégias de contenção policial.

A polícia vive enxugando gelo e apagando incêndios, num esforço hercúleo, numa atuação em condições de desvantagem tática, em terrenos acidentados de morros e favelas, locais que facilitam as ações de emboscada perpetradas por perigosos marginais da lei.

Policiais se tornam, portanto, alvos vulneráveis diante de tal teatro de operações, extremamente antagônico. A polícia tem contra si a ousadia dos criminosos, armados com possantes armas de guerra, além da frouxidão da lei penal brasileira que acaba desprotegendo a polícia e a própria sociedade.

Acresce-se ao estado de guerra a chacina em conta-gotas que ceifou, nos últimos vinte anos, a vida de cerca de 1.500 policiais militares no estado, sem falar nos que resultaram gravemente feridos, alguns adquirindo invalidez permanente.

Registre-se ainda, que no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, cerca de 12 pessoas são estupradas diariamente. Não há, portanto, paz no Rio e em seu entorno. Há sim medo concreto de ser a próxima vítima. Pior, essa guerra é de caráter permanente e sem aparente solução.

As armas continuando chegando em mãos de perigosos delinquentes em morros e favelas reforçando os arsenais do tráfico. Sem uma lei dura, um sistema penitenciário que deixe de ser universidade do crime e a invasão social das comunidades menos favorecidas, não há prazo para barbárie e o estado de apreensão terminarem.

Finalmente, recomenda-se ao Congresso Nacional, a emenda constitucional que possa implantar no Brasil a pena de prisão perpétua para estupradores. Nenhuma condenação, por mais rigorosa que seja, ameniza as sequelas psicológicas do covarde e hediondo crime de estupro.

* Milton Corrêa da Costa é tenente coronel reformado da PM do Rio.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes