Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O exemplo indiano

O exemplo indiano

03/05/2006 Floriano de Lima Nascimento

O neoliberalismo da Escola de Chi cago, predominante entre a maioria dos economistas brasileiros desde a época do governo Collor, é contra o planejamento (por ser uma forma de intervenção do Estado na economia) e contra o chamado “desenvolvimentismo”.

Em conversa recente com especialistas em assuntos econômicos e jurídicos, recebemos a surpreendente revelação de que, a idéia predominante na era da globalização é de que o desenvolvimento dos países, acontece espontânea e casualmente, sem uma explicação lógica. Em nossa opinião, acreditar nisso é trocar o uso da razão por crenças absurdas que não encontram apoio na realidade. 

Desde o fim da Segunda Grande Guerra, estimulados por estudos desenvolvidos no âmbito da Cepel (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) muitos países passaram a implementar políticas desenvolvimentistas, entre eles o Brasil e a Índia. Nosso país foi um dos primeiros do mundo a fazê-lo, ainda nos anos 30, sob o governo Vargas, com sua política de intervenção do Estado no domínio econômico. Com o plano de metas de Juscelino Kubitschek, nos anos 50, o processo teve continuidade, embora com enfoque diferente. O nacionalismo varguista, necessário nos anos 50, cedeu lugar a uma grande abertura no mercado externo o que estava mais afinado com o espírito dos anos JK.

No momento em que a Índia obtém resultados expressivos na corrida pelo desenvolvimento, vale apenas analisar alguns dados, que validam a idéia de que o desenvolvimento não surge espontaneamente, mas é resultado do planejamento integrante e perseverante.

Comentaristas econômicos chamaram a atenção para um fato curioso: enquanto o Brasil obteve altos índices de crescimento entre 1950, e 1980, a Índia não passou da média de 3,5% ao ano. De 1980 a 2000, aquele país cresceu com taxas de aproximadamente 5,8% ao ano, bem acima do Brasil. Nos últimos anos, esses índices subiram para 7% em média e, no fim de 2005, chegaram ao número espetacular de 8%. Especialistas creditam esses resultados aos investimentos feitos em educação, que conseguiram criar na Índia uma elite pensante altamente qualificada, a par de uma população esclarecida.

Estamos diante de um desmentido categórico ao pensamento da Escola de Chicago.








Floriano de Lima Nascimento é Ocupante da Cadeira nº 25 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas



Cuidar da saúde mental do colaborador é fator de destaque e lucratividade para empresa

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, mas que coloca em evidência toda a temática da saúde mental.


Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos: