Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O frio e o aumento das dores

O frio e o aumento das dores

12/07/2017 Fábio Akiyama

O clima tem grande influência sobre nosso corpo.

Assim como utilizamos diferentes temperaturas de forma terapêutica, a variação no tempo influencia todo o nosso organismo, inclusive agravar o quadro de dores crônicas, como aquelas que acometem o joelho e a coluna, que aumentam consideravelmente.

A baixa temperatura consegue alterar a nossa capacidade de lidar com a dor, mudando a percepção dos nossos nervos, fazendo com que enviem a informação do incômodo para o nosso cérebro com maior facilidade.

Outro ponto agravante: ocorre a alteração da rigidez do nosso corpo, o que é uma porta aberta para qualquer probleminha se tornar um “ problemão”. Para se ter uma ideia deste quadro, como o frio altera inclusive a pressão atmosférica e a porcentagem de umidade no ar, essa diferença faz com que o organismo reaja com dores e aumentando a sensação de rigidez muscular.

A baixa temperatura também altera a sensibilidade, então qualquer desconforto, já se torna algo mais insistente. Porém, há quem consiga se manter longe desses desconfortos. Basta observarmos os atletas.

Esse público possui uma estrutura melhor preparada para lidar com o frio e situações adversas, até porque eles sempre se aquecem bem antes da atividade física, além dos exercícios frequentes. Idosos e crianças sofrem mais com a variação da temperatura, porque o corpo deles já tem uma fragilidade e uma certa rigidez.

No caso das gestantes, a sensibilidade frente ao frio pode variar mas se a futura mamãe faz atividade física, pode sofrer menos nessa época do ano. A microfisioterapia, terapia que estimula a autocura através do toque, pode ajudar a diminuir o problema porque ajuda a manter a vitalidade dos tecidos e o movimento e ritmo vital deles, evitando com que essa rigidez altere esse o seu desempenho, e assim agravando os sintomas que essa falta de vitalidade pode trazer.

A técnica pode trabalhar de maneira preventiva também evitando com que qualquer fragilidade desses tecidos virem sintomas ou doenças.

* Fábio Akiyama é fisioterapeuta e trabalha com a microfisioterapia.



O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil