Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O letramento digital como instrumento de mudança social

O letramento digital como instrumento de mudança social

06/08/2017 Joice Lopes Leite

O processo de ensino tem sofrido mudanças naturais com o passar dos anos.

Fortalecer o aprendizado de uma nova linguagem é, sem dúvida, um processo cultural e acadêmico enriquecedor, que está diretamente atrelado ao desenvolvimento humano e às necessidades básicas, como a de se comunicar.

A exploração dessa aprendizagem acontece ainda na infância, quando a criança passa pela fase de alfabetização, adquirindo a habilidade de ler e escrever. Esse episódio é fundamental para a evolução do ser na sociedade.

Porém, apesar de extremamente importante, o processo de ensino tem sofrido mudanças naturais com o passar dos anos. O objetivo é o mesmo, porém, o percurso e as ferramentas adquiriram nova forma, principalmente por conta da evolução tecnológica. Um desses métodos, que precisamos urgentemente discutir e entender, é o letramento digital.

Engana-se quem acredita que o letramento digital é apenas uma metodologia de alfabetização tecnológica, que explora novas linguagens, métodos, ferramentas e jargões. Esse tipo de aprendizado é muito mais que isso e deve ser avaliado pelos educadores como um importante instrumento de mudança comportamental e social.

Isso porque, no letramento digital, é analisada a importância da tecnologia no nosso dia a dia e como o uso correto dos canais digitais pode proporcionar resultados expressivos. Esse método une leitura, escrita e conhecimentos empíricos em um conjunto de aplicações analíticas, que promovem um olhar diferenciado sobre múltiplos temas.

Sob esse ponto de vista, consideramos o letramento um divisor de águas ainda pouco explorado atualmente. Não basta oferecer ferramentas como tablets e smartphones se não mostrarmos o quanto esses mecanismos auxiliam para a evolução e a resolução de conflitos.

Se o professor disponibiliza atividades com jogos virtuais em sala de aula, por que não enaltecer o quanto esse passatempo ajuda diretamente no enriquecimento do papel e perfil analítico, além de prover um olhar estratégico sobre uma situação? Esse é um caminho que promove transformação comportamental, na qual o indivíduo enxerga a tecnologia como aliada e não como meio.

Ainda assim, é necessário reforçar que esse processo é bastante profundo, pois ele não aprende apenas a utilizar, mas a pensar e a programar com novas possibilidades. No Colégio Visconde de Porto Seguro, onde sou a responsável pela área de Tecnologia Educacional desde 2016, disponibilizamos aos alunos do Fundamental I ao Ensino Médio um conjunto de atividades que objetivam o letramento digital e a aplicação das tecnologias.

Na matriz de aulas das turmas, de Infantil 4 até 7º ano no Ensino Fundamental II, há uma aula de letramento digital por semana, que tem como foco desenvolver as expertises criativas, técnicas e práticas necessárias para realizar as tarefas do dia a dia com confiança e para participar com sucesso em um mundo cada vez mais tecnológico.

Como exemplo, as aulas de robótica permitem que os alunos programem e organizem experimentos com robôs, motivando-os a aprender, nas aulas makers “mão na massa”, que propõe aos estudantes a experimentação do universo trabalhando com os fundamentos do processo criativo (design thinking).

É um currículo para o design e a tecnologia. Opções e mecanismos para inserir um indivíduo tecnologicamente são múltiplos nos dias de hoje. O importante é se atentar aos resultados, ao estímulo do olhar 360 graus e inteligência aplicada ao fazer.

Viver na era da informação é fantástico e pode potencializar o aprendizado se desde muito cedo oferecermos e exemplificarmos o que é possível desenvolver com as ferramentas em mão.

Confio cada dia mais no poder dos professores para se tornarem vetores de uma mudança social importante, utilizando tecnologia, didática e afetividade a serviço de um mundo melhor.

* Joice Lopes Leite é Coordenadora Institucional de Tecnologia Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre