Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“O maestro errou feio”

“O maestro errou feio”

02/09/2016 Orlando C. Sbrana

O maestro não soube interpretar sua partitura, deixou batuta cair e acabou desafinando toda filarmônica.

O regente que comandava a orquestra do impeachment no Senado, Ministro Ricardo Lewandowski, cometeu um erro “crasso” na fatídica tarde de 31.08.2016 ao determinar o fatiamento das votações que decidiram sobre perda do mandato presidencial e a inabilitação para o exercício de função pública por oito anos de Dilma Rousseff.

O artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal dispõe que nos casos de impeachment, funcionará como dirigente da sessão de julgamento, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que se limitará apenas a condenação, sendo proferida, tão somente, se a votação alcançar o quórum qualificado de 2/3 dos Senadores da casa. A consequência dessa decisão acarreta para o chefe do executivo impedido a perda do cargo, com a consequente inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública.

Esse é um dispositivo constitucional considerado de simples intelecção e em razão disso nunca antes havia sido questionado. Nele está patente de que a condenação do Presidente da República pelo Senado, irrefutavelmente acarreta ao sentenciado um duplo apenamento; a perda do cargo e a inabilitação temporária para o exercício de função pública.

Vê-se, portanto, que essa punição bifrontal é compulsória e uma decorrência lógica da condenação no impeachment, não representando um “bis in idem”.

Entretanto, no julgamento de Dilma Rousseff, o Ministro Ricardo Lewandowski acatou um pedido dos aliados da defesa, para separar em duas votações distintas as sanções que seriam cominadas à ré.

Aludida manobra é conhecida no meio político e tem a denominação de “destaque”, com previsão expressa no Regimento Interno do Senado Federal.

O resultado dessa medida foi que em primeira votação, relativa ao afastamento definitivo do cargo presidencial, Dilma foi condenada pelo voto de 61 senadores, dos 81 presentes. Porém, relativamente à punição de inabilitação de função pública por oito anos, ela recebeu 42 a favor da sanção, 36 contrários, sendo que 3 senadores de abstiveram de votar. Com esses resultados, Lewandowski precipitadamente proferiu sua sentença condenando a ré à perda no cargo de Presidente da República, mas absolvendo-a da pena de inabilitação temporária para o exercício de função pública.

Muito embora seja gritante a impossibilidade do desmembramento do disposto no artigo 52, parágrafo único, da Constituição Federal em duas punições separadas. Ainda que se aceite esse fatiamento ocasionando duas votações, o erro fulcral de Lewandowski, não resultou dessa sua decisão, decorreu especificamente da apuração equivocada dos votos dos Senadores na segunda votação.

Ao fazer a contagens dos votos para a perda do cargo presidencial, eram necessários para a condenação no mínimo 54 votos a favor, na ocasião 61 Senadores concordaram com isso.

Contudo, para a inabilitação de exercício de função pública, por ser uma decorrência lógica da primeira sanção, para Dilma não ser inabilitada, o raciocínio deveria ser inverso, ou seja, precisaria ela de no mínimo 54 votos (2/3) a favor do seu não apenamento. Em segunda votação ela obteve somente 36, dos 81 Senadores presentes, menos do que os 2/3 necessários.

Diante disso, percebe-se nitidamente que o Ministro Ricardo Lewandowski incorreu em “error in judicando” na contagem dos votos do segundo pleito, devendo o resultado ser declarado absolutamente nulo, caso haja judicialização da matéria.

É, parece-nos que o maestro não soube interpretar sua partitura, deixou batuta cair e acabou desafinando toda filarmônica.

*  Orlando C. Sbrana é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas e doutor em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado