Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O mercado está se adequando a Geração Z

O mercado está se adequando a Geração Z

19/08/2015 Leonardo Melo

Atualmente jovens procuram mais do que empregos, estão atrás de um lugar para se expressarem e criarem.

As empresas nos tempos atuais tendem a adequar-se ao novo mote de exigências que vem ganhando anseio dos jovens no mercado atual global.

O que esses garotos buscam são empresas inovadoras e que ofereçam flexibilidade no trabalho.

A condição imposta pelas corporações, ou melhor, o questionamento levantado é como a inovação e a valorização do trabalho pode entrar na pauta do empregador.

Como o patrão vai “fisgar” aqueles que hoje requisitam o melhor lugar para atuar e mostrar o talento que possuem.

Tendo em vista o que está acontecendo no mercado atual e procurando saber o que os jovens da atualidade querem oferecer, o CEO e fundador da empresa NAMP!, Xerxes Marques, 30, explica um pouco qual é o perfil das pessoas que saem do ensino médio e superior e vão em busca da “empresa dos sonhos” e como deve ser esse local de trabalho tão requisitado e questionado por esses que hoje são conhecidos como a “Geração Z” (nascidos depois de 1995).

Nome que se dá aos críticos, dinâmicos, exigentes, autodidatas, que não gostam das hierarquias nem de horários poucos flexíveis. Ele conta como está o mercado para os que querem aprender e ao mesmo tempo inovar.

“Quando falamos em flexibilidade no horário, não estamos lidando com o rigor presencial, mas sim o conforto e qualidade do trabalho. O Ambiente fica mais agradável e sem contar que o quadro de profissionais fica comprometido com as tarefas”.

Ainda afirma que em sua empresa, a NAMP!, busca incentivar a criatividade, e também o trabalho com banco de horas, para que os colaboradores tenham liberdade de gerenciar seus horários.

Concordando com isso, a produtora de conteúdos mobile, Jéssica Mariana Moreira afirma, “A flexibilidade está diretamente ligada à criação, principalmente na promoção interna e o olhar humano. A criatividade não é programada, a responsabilidade, sim. A flexibilidade traz a possibilidade do profissional dar o melhor de si no momento certo. É um casamento”.

Ela conta que o reconhecimento da empresa perante os seus funcionários causa boa reputação e agrega valor ao funcionário. “É o ápice do humanismo”, finaliza. Hoje, na opinião dos especialistas os jovens não se submetem à condições que não os satisfaçam.

Diferentemente da Geração X (nascidos entre os anos de 1960 e 1980), que aceita as normas de trabalho, e da Geração Y (nascidos na década de 80 e 90), que são questionadores, possuem bons argumentos e finge que aceita; pode-se dizer que a chegada dessa nova ascendência de adolescentes após o ano de 1995 está causando um certo impacto ao meio organizacional.

Para muitos a flexibilidade é um conforto ou até mesmo a certeza que o amanhã será diferente. Hoje as empresas não vão atrás somente do talento ela quer pessoas que inovam tenham espírito de equipe e ainda, foco em resultados.

* Leonardo Melo, Assessoria de Imprensa.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes