Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O milagre

O milagre

08/09/2020 Humberto Pinho da Silva

Ganhei coragem e fui à cidade. À Invicta Cidade do Porto.

Passei na rua de Santa Catarina a transbordar de turistas, quase todos espanhóis, de máscara e sem máscara. Fui ao Centro Comercial, e estive largos minutos para entrar.

Descendo as Carmelitas, deparei com longa fila, que descia, ao comprimento da rua, até a igreja dos Clérigos…Iam visitar a livraria ou comprar livros?

Mas o pior foi quando entrei no Metro. Encontrei-o meio vazio, com indicação de não ocupar os bancos, sem deixar o intervalo recomendado pela DGS.

Fiquei feliz: havia ordem, respeito e largueza. Aos poucos, as carruagens iam enchendo-se. Receoso, pousei, ao meu lado, a saca com as compras.

De paragem a paragem, recebia passageiros. Todos de máscara. Uns com as narinas de fora, para respirarem melhor…

Mocinha, de cabeleira loira, tez branca, calções encarnados, mostrando pernas bem torneadas, muito brancas, leitosas, aproximou-se, e pegando na minha saca, fazia tenção de se sentar. Reagi, receoso.

Da sua boca saiu o palavrão, e do braço, o gesto indecoroso, que inibo-me de o repetir. Segui viagem, em silêncio… e sem companhia…

Sai da cidade a pensar: com transportes públicos, com essa gente, com turistas de máscara ou sem, no cotovelo ou no cachaço, realmente é milagre não haver elevado número de infectados.

Ou o “bicho” não é tão malsão, como dizem, ou a terra foi benzida, ou é milagre. O milagre português…

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Setembro Amarelo: a diferença entre ouvir e escutar

Acender um alerta na sociedade para salvar vidas quando se fala em prevenção ao suicídio é tão complexo quanto o comportamento de uma pessoa com a intenção de tirar a própria vida.


Desafios para a Retomada Econômica

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre mostrou uma leve retração da atividade produtiva de 0,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.


Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.