Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O mundo mudou, e o Secretariado também

O mundo mudou, e o Secretariado também

19/10/2020 Rafaela Aparecida de Almeida

Sou do tempo em que se fazia curso de datilografia.

Vivenciei a passagem da máquina de escrever ao computador, das cartas para os e-mails, da agenda de papel aos assistentes virtuais, das reuniões físicas às videoconferências, do arquivamento físico aos arquivos em nuvem.

E assim como eu, tenho certeza de que muitos Secretários e Secretárias vivenciaram essas revoluções tecnológicas e precisaram se adaptar.

Claro que não vivenciamos a era da taquigrafia nem presenciamos o surgimento da máquina de escrever e do telefone, mas se olharmos para uma linha do tempo tecnológica e traçarmos um paralelo com o Secretariado podemos entender os desafios vividos por este profissional ao longo tempo.

Se antes da revolução tecnológica nossas atividades nos exigiam basicamente competências técnicas como atendimento telefônico, redação de documentos, recepção, controle de agenda e organização de reuniões e viagens.

Com a passagem para o século XXI evoluímos em um paralelo com a globalização, e-commerce, intensificação das mídias socias, armazenamento em nuvem, inteligência artificial, eventos virtuais, e de repente nos vimos inseridos em uma sociedade cada vez mais pautada no gerenciamento informacional, na produção do conhecimento e na interação entre o mundo on-line e off-line.

Tais transformações exigiram do profissional de secretariado novas competências:

- Competências atitudinais: relacionadas à proatividade, polivalência, auto-gestão, empreendedorismo e criatividade.

- Competências relacionais: as quais voltam-se tanto para o relacionamento intrapessoal quanto aos relacionamentos interpessoais, e estão alinhadas com a inteligência emocional, comunicação, liderança, empatia, senso de equipe e resiliência.

- Competências analíticas: relacionas à co-gestão, exigem organização, visão sistêmica, estratégias, planejamento, controle e tomada de decisão.

- Competências virtuais ou remotas: direcionadas aos trabalhos remotos como a assessoria executiva digital, a organização de eventos virtuais, gestão de mídias e redes sociais, ou seja, competências que demandem maior conhecimento e uso de ferramentas tecnológicas em ambientes virtuais.

E assim agregando competências, seguimos com nosso olhar voltado para o futuro do Secretariado e da Assessoria Executiva remota, cada vez mais resilientes e adaptáveis as novas formas de trabalho.

* Rafaela Aparecida de Almeida é tutora do Curso de Secretariado no Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Covid-19 e a sua relação com os hábitos de consumo

O ano de 2020 marcou nossas vidas de modo significativo. Diversos dos nossos hábitos foram modificados e adaptados a uma nova realidade.


Lucros sem escrúpulos

Em discurso recente, o presidente Bolsonaro ameaçou divulgar quais países compram do Brasil madeira extraída ilegalmente.


Como ler o Articulista

Teixeira de Pascoais, grande poeta de Amarante, que faleceu em 1952, dizia: “Escrevendo, cedo apenas a uma necessidade espiritual de revelação ou confissão.” - “S. Jerónimo”


A prevenção de litígios no contexto da LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) representa um avanço para o Brasil e nos coloca em posição de igualdade com as legislações dos países desenvolvidos.


O ciberespaço como terreno fértil para a formação de leitores

Há algum tempo as tecnologias digitais e redes sociais vêm sendo incorporadas como parte da rotina da população brasileira.


Mineração digital: descubra o que é e como funciona

A mineração é uma atividade econômica muito importante para o Brasil, já que possui grande influência no PIB e na geração de empregos indiretos e diretos.


O que é branding? Porque falam tanto nisso?

Se você pesquisar, verá que branding significa “gestão da marca”, é isso, porém o conceito vai além, uma vez que as marcas que mais se preocupam com a sua sobrevivência mercadológica, questionam a forma ideal de melhorar sua performance, seja no segmento de produto ou serviço.


Populismo racial

Quem são os responsáveis pelos assassinatos recorrentes de pretos e pobres no Brasil?


Precauções que todo o consumidor deve tomar na Black Friday

A Black Friday é popularmente conhecida como um evento, que ocorre geralmente na última semana de novembro, e tem como chamariz a oferta de produtos e serviços com preços atrativos.


Brasileiros precisam aprender a doar

A máxima de que o Brasil é um país solidário sempre esteve presente no imaginário do brasileiro.


Apertei a mão de Hélder Câmara

Foi concluído, no Vaticano, o processo de beatificação de Dom Hélder Câmara.


Estudo e pandemia: expectativas e realidade

A rotina de todos nós mudou repentinamente com a chegada da covid-19.