Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O naufrágio da Sexta República

O naufrágio da Sexta República

25/05/2017 Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

Que venha a Sétima, sem os vícios que hoje nos conduzem à bancarrota.

Ao mesmo tempo em que o presidente Michel Temer se esforça para dar um aspecto de normalidade e tranquilidade ao seu governo, anunciando o propósito de trabalhar pela aprovação das reformas, os seus aliados já discutem nomes para sucedê-lo em caso de impeachment ou da aconselhada renúncia.

Essa falta de sintonia expõe a fragilidade do momento. Tanto que as agências de risco, que dão o tom da atividade econômica mundial, já começam a baixar a classificação do país, de sua rede bancária e de outros ramos de negócios aqui baseados.

A manter-se essa tendência, não demorará muito para os avanços pós-impeachment serem anulados pela recaída da crise e o país voltar ao nível de descontrole que determinou o afastamento da ex-presidente.

Beneficiado pelo ar de seriedade que parecia emprestar ao governo depois da catástrofe que se abateu sobre as gestões petistas, Temer resta agora atropelado pelos acontecimentos revelados na delação dos donos da JBS e por escândalos paralelos envolvendo ministros e assessores diretos.

Fica para o povo a impressão de ter trocado seis por meia-dúzia, e de que, além de trocar o governante, é preciso algo mais profundo, que dê segurança ao Estado e impossibilite os maus hábitos arraigados nos escaninhos do poder.

A maior dificuldade que os partidos encontrarão ao buscar nomes para a sucessão de Temer, seja pela renúncia, pelo impeachment ou mesmo para 2018, está no encontro de alguém que some representatividade político-eleitoral e ficha limpa.

Só no Senado, 24 dos 81 senadores são citados na Lava Jato e estima-se que pelo menos outros 10 ainda deverão cair nas malhas da operação através das delações que virão. Na Câmara também é grande o número de implicados e muitos ainda integrarão a lista, já que só a JBS, provocadora da atual hecatombe política, confessa ter dado dinheiro a mais de 1800 políticos.

O quadro mostra, cada dia mais, que a solução do problema brasileiro não está na simples troca de governo. Precisamos de uma verdadeira revolução ética, moral, política e administrativa. De uma completa remodelação da máquina pública, que a torne eficiente e livre dos sanguessugas que - por ineficiência, desídia ou corrupção - impedem que o Estado devolva ao povo serviços públicos compatíveis com os tributos arrecadados.

E que corruptos e corruptores sejam tratados como autores de crimes hediondos, sendo encarcerados sem o direito de recorrer em liberdade e, além disso, tenham seus bens colocados em indisponibilidade até que se apure a extensão dos danos causados e se faça o ressarcimento, sem prejuízo das penalidades cabíveis.

A chamada Sexta República Brasileira, do jeito que se encontra, naufragou. Que venha a Sétima, sem os vícios que hoje nos conduzem à bancarrota...

* Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves é dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado