Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O nosso mercado digital só cresce

O nosso mercado digital só cresce

14/03/2014 Fátima Bana

Para não deixar de falar de marketing online aplicado no e-commerce, volto a falar do crescimento do mercado online por aqui.

Em recente entrevista, a gigante P&G admitiu que já investe ¼ do seu orçamento de mídia na área digital. Tudo isso porque mapearam o cliente no comércio eletrônico e o canal já mostra o dobro de ROI que todos os outros em relação às outras mídias.

As empresas ainda optam por usar o meio digital para baixar seus custos de publicidade sem perder mercado, porém, com a facilidade do meio digital para conhecer o cliente e criar campanhas com foco específico cada vez mais esse é o canal “menina dos olhos” dos grandes executivos. Podemos ver que as grandes do mercado de cosméticos, por exemplo, mesmo nacionais, antes líderes no porta a porta, começam a apostar no comércio eletrônico, é público que teremos investimentos milionários em tecnologia, e qual a razão disso?

Conhecer o cliente - a indústria antes não sabia para quem vendia, hoje estão cada vez mais focadas em saber para quem estão produzindo e o que devem produzir para esse cliente. Só a Internet pode trazer esse juízo de valor. Sabemos que as empresas estão cada vez mais conseguindo um grande retorno pelo que pagam no digital e a conta está fechando, pois nós, do marketing online, temos um grande aliado que é a mensuração. Nós conseguimos mensurar tudo que fazemos e provar para onde foi cada real gasto em mídia.

E o melhor de tudo, cada vez mais a mídia digital influencia a compra no mercado off line, já sabemos que mesmo a publicidade online se baseada quase que em totalidade em custo por clique, muitos estudos nos mostram que ele influencia a compra off line. Meus amigos, podemos garantir que estamos cada vez mais próximos dentro do marketing da integração total de canais, os bons profissionais do mercado estão cada vez mais assertivos e próximos do que chamamos de atuação 360º, afinal nada é mais 360º que o consumidor. Boas vendas!

*Sobre Fátima Bana - Mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra