Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Novo Perfil do Cliente

O Novo Perfil do Cliente

19/09/2016 Jaques Grinberg

Os clientes estão cada vez mais preparados para comprar o que querem e precisam.

Eles pesquisam antes de comprar, comparam opções e soluções, negociam preços e sabem como desejam comprar. Os produtos e serviços estão diferenciados e preços cada vez menos nítidos, e o que diferencia uma empresa da outra é o atendimento e o relacionamento com os clientes.

Os clientes querem:

Atendimento Gourmet (atendimento diferenciado).

Agilidade no atendimento.

Nova comunicação.

Ser surpreendidos.

Para os profissionais de sucesso, surpreender os clientes é uma questão de sobrevivência. O investimento para atrair clientes é alto, cada vez mais caro devido a competitividade. Manter clientes satisfeitos e fidelizados é uma tarefa difícil, mas altamente lucrativo. Independente do seu negócio, número de funcionários e faturamento, pense nisso! Ganhar dinheiro requer foco, persistência e muito trabalho!

Algumas ações devem ser feitas para fazer a diferença, fazendo diferente. O segredo não é o que fazer, mas sim como fazer. As ações que iremos citar você já conhece, mas deixo uma pergunta poderosa de coaching para refletir: O que você, e só você, pode fazer de diferente para surpreender os clientes?

1º Surpreenda os clientes

Surpreender os clientes é oferecer um atendimento gourmet, um atendimento diferenciado e acima do esperado pelos clientes. Um atendimento requintado. Os clientes trocam de empresas e marcar por indiferença no atendimento.

2º Relacionamento

O relacionamento com os clientes é tão importante quanto ter produtos de qualidade. O que adianta ter o melhor produto e falhar no atendimento. Os relacionamentos acontecem por meio da comunicação e quando existe algum ruído, o cliente vai embora sem comprar. Cuidado com os ruídos na comunicação e aumente os seus resultados em vendas.

3º Inbound Channels

Na tradução, significa canais de entrada. As empresas investem muito dinheiro para atrair clientes e perdem um percentual consideravelmente grande por falhas no atendimento. O conceito do Inbound Channels é ajudar os clientes a correrem atrás da sua empresa.

4º Você cliente

Isso mesmo, coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra o que ele precisa, qual o problema que ele tem que o seu produto pode resolver. Ofereça uma solução e não apenas um produto. Venda valor e não preço.

5º Esteja preparado

Os clientes querem profissionais preparados e motivados para atende-los. Os advogados estudam cada caso, cada processo para atender com qualidade os seus clientes. Os médicos atendem cada cliente de forma personalizada, entendem as suas necessidades e tratam o problema.

Nós vendedores precisam fazer o mesmo, conhecer os nossos clientes, suas necessidades e oferecer a melhor solução. Só os vendedores preparados e motivados conseguem fazer e surpreender os clientes. Qual foi o último livro de vendas que você leu? Qual foi a última palestra que você assistiu? Qual foi a última pesquisa que você fez no Google para vender potencializar as vendas?|

Que tal pesquisar na internet, por exemplo, o que é “atendimento gourmet”? Arrisque, treine e treina muito para fazer a diferença. As empresas querem e precisam de clientes, mas eles também precisam e querem soluções. Ajude-os a confiar em você e tenha clientes procurando-o.

* Jaques Grinberg é empresário, coach, escritor e palestrante.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes