Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O Novo Perfil do Cliente

O Novo Perfil do Cliente

19/09/2016 Jaques Grinberg

Os clientes estão cada vez mais preparados para comprar o que querem e precisam.

Eles pesquisam antes de comprar, comparam opções e soluções, negociam preços e sabem como desejam comprar. Os produtos e serviços estão diferenciados e preços cada vez menos nítidos, e o que diferencia uma empresa da outra é o atendimento e o relacionamento com os clientes.

Os clientes querem:

Atendimento Gourmet (atendimento diferenciado).

Agilidade no atendimento.

Nova comunicação.

Ser surpreendidos.

Para os profissionais de sucesso, surpreender os clientes é uma questão de sobrevivência. O investimento para atrair clientes é alto, cada vez mais caro devido a competitividade. Manter clientes satisfeitos e fidelizados é uma tarefa difícil, mas altamente lucrativo. Independente do seu negócio, número de funcionários e faturamento, pense nisso! Ganhar dinheiro requer foco, persistência e muito trabalho!

Algumas ações devem ser feitas para fazer a diferença, fazendo diferente. O segredo não é o que fazer, mas sim como fazer. As ações que iremos citar você já conhece, mas deixo uma pergunta poderosa de coaching para refletir: O que você, e só você, pode fazer de diferente para surpreender os clientes?

1º Surpreenda os clientes

Surpreender os clientes é oferecer um atendimento gourmet, um atendimento diferenciado e acima do esperado pelos clientes. Um atendimento requintado. Os clientes trocam de empresas e marcar por indiferença no atendimento.

2º Relacionamento

O relacionamento com os clientes é tão importante quanto ter produtos de qualidade. O que adianta ter o melhor produto e falhar no atendimento. Os relacionamentos acontecem por meio da comunicação e quando existe algum ruído, o cliente vai embora sem comprar. Cuidado com os ruídos na comunicação e aumente os seus resultados em vendas.

3º Inbound Channels

Na tradução, significa canais de entrada. As empresas investem muito dinheiro para atrair clientes e perdem um percentual consideravelmente grande por falhas no atendimento. O conceito do Inbound Channels é ajudar os clientes a correrem atrás da sua empresa.

4º Você cliente

Isso mesmo, coloque-se no lugar do seu cliente. Descubra o que ele precisa, qual o problema que ele tem que o seu produto pode resolver. Ofereça uma solução e não apenas um produto. Venda valor e não preço.

5º Esteja preparado

Os clientes querem profissionais preparados e motivados para atende-los. Os advogados estudam cada caso, cada processo para atender com qualidade os seus clientes. Os médicos atendem cada cliente de forma personalizada, entendem as suas necessidades e tratam o problema.

Nós vendedores precisam fazer o mesmo, conhecer os nossos clientes, suas necessidades e oferecer a melhor solução. Só os vendedores preparados e motivados conseguem fazer e surpreender os clientes. Qual foi o último livro de vendas que você leu? Qual foi a última palestra que você assistiu? Qual foi a última pesquisa que você fez no Google para vender potencializar as vendas?|

Que tal pesquisar na internet, por exemplo, o que é “atendimento gourmet”? Arrisque, treine e treina muito para fazer a diferença. As empresas querem e precisam de clientes, mas eles também precisam e querem soluções. Ajude-os a confiar em você e tenha clientes procurando-o.

* Jaques Grinberg é empresário, coach, escritor e palestrante.



Os desafios de tornar a tecnologia acessível à população

Vivemos uma realidade em que os avanços tecnológicos passaram a pautar nosso comportamento e nossa sociedade.


O uso do celular, até para telefonar

Setenta e sete por cento dos brasileiros utilizam o smartphone para pagar contas, transferir dinheiro e outros serviços bancários.


Canto para uma cidade surda

O Minas Tênis Clube deu ao Pacífico Mascarenhas o que a cidade de Belo Horizonte deve ao Clube da Esquina; um cantinho construído pelo respeito, gratidão, admiração, reconhecimento, apreço e amor.


Como acaso tornou famoso notável compositor

Antes de alcançar a celebridade, e a enorme fortuna, Verdi, passou muitas dificuldades financeiras.


Gugu e a fragilidade da vida

A sabedoria aconselha foco no equilíbrio emocional e espiritual diante da fragilidade e fugacidade da vida.


Quando o muro caiu

O Brasil se preparava para o segundo turno das eleições presidenciais, entre o metalúrgico socialista Luís Inácio Lula da Silva e a incógnita liberal salvacionista Fernando Collor de Melo, quando a televisão anunciou a queda do muro de Berlim.


Identidade pessoal e identidade familiar

Cada família gesta a sua identidade, ainda que algumas vezes, de forma inconsciente.


Desprezo e ingratidão

Não sei o que dói mais: se a ingratidão se o desprezo.


A classe esquecida pelo governo

O fato é que a classe média acaba por ser a classe esquecida pelo governo.


O STF em defesa de quem?

A UIF, antigo COAF, foi criada como uma unidade do Ministério da Justiça (hoje, no BACEN) para fazer uma coisa muito simples: receber dos bancos notificações de que alguém teria realizado uma transação suspeita, anormal.


O prazer da leitura

Ao contrário do que se possa pensar, não tenho muitos amigos. Também não são muitos os conhecidos.


Desmoralização do SFT

A moralidade e a segurança jurídica justificam a continuidade da prisão em segunda instância. A mudança desta postura favorece a impunidade dos poderosos e endinheirados.