Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel da assessoria de imprensa

O papel da assessoria de imprensa

05/04/2019 Vera Lucia Rodrigues

Assessoria de imprensa e seu papel fundamental na disseminação responsável de informações.

Hoje em dia muito se fala em “espalhar notícia”, isso, com o advento do mundo digital, tem se tornado mais fácil e rápido, no entanto é sempre bom lembrar que nem tudo que é dito na internet, necessariamente, é verdade e aí começa uma longa discussão sobre o papel do jornalismo e, principalmente, da assessoria de imprensa na disseminação de informações na era da internet.

Desde seu início, o trabalho da assessoria de imprensa foi, principalmente, o de auxiliar na divulgação de conteúdos de seus clientes, isso, lógico de maneira responsável e verdadeira.

Atualmente, a assessoria de imprensa tem vários papéis e com o aumento das demandas criadas pela internet precisou se adaptar aos novos meios de divulgação, passando a fazer parte de um conjunto de ações de propagação de marca nos meios digitais chamado de Marketing Digital.

Dentro desse grupo são vários os tipos de ferramentas que podem ser utilizados, entre elas a comunicação nas mídias sociais, otimizar em termos de pesquisa (SEO), entre outros, mas nesse artigo vamos nos ater ao papel da assessoria de imprensa dentro desse mundo de possibilidades comunicacionais.

Muito se fala ainda sobre os modos tradicionais da assessoria de imprensa que pensa apenas nos meios clássicos (Impresso, TV e rádio), no entanto há alguns anos as agências de assessoria de imprensa vêm se transformando em agências de comunicação e, portanto, ampliando seu leque de serviços oferecidos.

Isso não significa que não se faz mais assessoria de imprensa, mas sim que o trabalho se expandiu, atingindo novos segmentos e patamares.

Na Assessoria de Imprensa Tradicional o trabalho continua sendo auxiliar os clientes a serem notados pela mídia, preparando sua comunicação institucional para que cause boa impressão e ofereça visibilidade positiva para a sua marca através de press releases, clippings e follow ups necessários para mensurar se sua estratégia de imprensa funciona.

O papel da Assessoria de Imprensa Tradicional é aumentar a visibilidade do negócio nos veículos de comunicação tradicionais, como jornais, revistas, rádio e TV.

Já na Assessoria de Imprensa On-line embora os objetivos sejam os mesmos do trabalho desenvolvido na tradicional, em função da dinâmica e características da própria web, o profissional de comunicação precisa se adaptar às técnicas, ferramentas e até mesmo exigências destes veículos, sejam eles redes sociais, blogs ou sites.

Uma das dificuldades desse trabalho hoje é que há quem diga que qualquer um faz isso. Essa alegação é uma grande falácia, afinal as assessorias de imprensa atuam com conteúdos relevantes e verdadeiros.

Ao contrário de quem compartilha materiais apenas por compartilhar, sem checar de onde vem e muito menos se preocupando no que pode resultar, os novos modelos de agência de comunicação levam em conta as tradições de disseminar boas, uteis e verdadeiras notícias.

Diante disso, podemos afirmar que a Assessoria de Imprensa desempenha um importante papel na notoriedade, credibilidade e imagem de uma empresa junto do seu mercado.

Também podemos salientar a importância do Marketing Digital para que a empresa seja encontrada online pelo público e consiga que evolua de visitante no site até lead, cliente e finalmente fã. Os resultados são muito superiores se as ações forem integradas.

* Vera Lucia Rodrigues é jornalista, mestre em comunicação social e há 37 anos dirige a Vervi Assessoria de Comunicação.

Fonte: Vervi Assessoria



Educação e civilidade faltam a parlamentares federais

Educação e civilidade são o mínimo que se espera de um parlamentar.


O brasileiro e o contexto sociopolítico

O brasileiro é conhecido por sua alegria e seu jeito de lidar com as adversidades.


A sub-representação no Congresso Nacional

No Congresso Nacional somente 10% dos representantes na Câmara dos deputados são mulheres.


A moralização do Brasil é muito difícil

Ser político no Brasil é um grande negócio, é como acertar na loteria, dadas as vantagens auferidas no presente e no futuro.


Uma análise do acordo Mercosul e União Europeia

As consequências do acordo Mercosul – União Europeia ainda são especulativas


Ordem no Parlamento!

Desde os tempos do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Congresso Nacional tem imposto espetáculos degradantes aos brasileiros.


O lavrador, e o filho Doutor

Quando era moço, muitas vezes ouvi contar a velha história ou anedota, do transmontano, que mandara o filho, estudar, para Coimbra.


Peso Real: moeda única, infortúnio coletivo

Brasil e Argentina são parceiros de longa data.


Benefícios fiscais: concessão e requisitos

O custo fiscal sempre é objeto de discussão, críticas e polêmicas.


O que o Brasil precisa

Todos os brasileiros hoje estão preocupados com os destinos do Brasil.


Cadeirinha: por que a segurança infantil não pode ser item opcional?

Proteger as crianças pequenas e a infância é uma responsabilidade de todos nós


O uso do Crowdfunding para o desenvolvimento de M.V.Ps de startups

O processo de consolidação do chamado Capital de Risco (Venture Capital) é uma realidade cada vez mais evidente no ecossistema empreendedor brasileiro.