Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel do data center na Indústria 4.0

O papel do data center na Indústria 4.0

30/03/2018 Luiz Caloi

Por necessidade o data center servirá como a espinha dorsal da produção industrial.

A quarta revolução industrial já começou e empresas de todo o mundo correm contra o tempo para entrar na era da chamada indústria 4.0.

Na prática, o processo de digitalização da indústria envolve uma rede física com múltiplos dispositivos conectados, sistemas e plataformas com aplicações que contém tecnologia embarcada para comunicar e compartilhar inteligência uma com a outra, com o ambiente externo e com as pessoas.

O que não é pouca coisa e vai exigir muito esforço de todos os envolvidos, inclusive dos data centers. Sob uma demanda operacional crescente, os data centers são fundamentais dentro deste processo evolutivo. A chegada da Indústria 4.0 potencializa o uso de diversas plataformas para os quais os data centers já vêm se preparando.

Ele não será mais restrito ao departamento de TI no organograma da empresa. Por necessidade o data center servirá como a espinha dorsal da produção industrial. O atual estágio apresenta oportunidades e enormes desafios aos centros de dados, uma vez que o data center passará a ver as aplicações como um todo, o que inclui a sua conexão com áreas como a de processos industriais e a de negócios.

Este novo escopo de atendimento será o grande impacto sobre os data centers, implicando em uma nova fase de serviços gerenciados no portfólio de ofertas aos clientes. Outro desafio, de grande relevância, é o de construir redes para lidar com novos dispositivos conectados. Não é apenas o requisito de largura de banda que vai aumentar, mas a internet industrial vai exigir melhor latência e determinismo dos provedores ao lidar com máquinas de precisão que não podem falhar.

Para acompanhar todas essas mudanças no cenário industrial, os data centers irão se beneficiar da sua própria evolução natural que eles já atravessam há alguns anos por meio da infraestrutura de servidores, redes e storage. As redes SDN (Software Defined Network) são bons exemplos com as quais os centros de dados deverão ganhar mais rapidez, flexibilidade e um sistema mais confiável para seus backbones.

A demanda pela Indústria 4.0 já começa a ser notada no Brasil. Apesar da caminhada ser longa, grandes indústrias por aqui já se movimentam a fim de encontrarem soluções tecnológicas que contribuam para o aumento de competitividade, a garantia de redução de custos e o ganho de eficiência, conectando várias plataformas sob a regência de um modelo digital.

Para competir globalmente, com potências como Estados Unidos e Alemanha, companhias e fornecedores precisam estar em sintonia para que estejam a postos para receberem a demanda de seus clientes e, com isso, atenderem esse processo evolutivo da indústria com mais assertividade.

* Luiz Caloi é diretor de Data Center e Cloud Computing da SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de Tecnologia.

Fonte: Image Comunicação



Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.