Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel do equipamento sem fio na engenharia clínica

O papel do equipamento sem fio na engenharia clínica

07/11/2016 José Rubens Almeida

Não há mais dúvidas sobre o papel desempenhado pela tecnologia na vida das pessoas.

E também não há mais dúvidas que a tecnologia tende a ocupar cada dia mais um papel determinante nos grandes avanços conquistados em todos os níveis do conhecimento.

Por essas razões, meios eficazes de promover a inovação tecnológica vêm sendo amplamente debatidos no cenário atual. Manufatura avançada, internet das coisas, tecnologia disruptiva e todos os dias surge algo que desconsidera as vezes toda uma cultura e hábitos de consumo.

Se isso é importante em todas as áreas do conhecimento, imagina na área da saúde, onde um segundo na agilidade do atendimento pode determinar a vida de uma pessoa ou a perda dela. Contar com dispositivos de atendimento por radiofrequência, que podem chamar médicos e enfermeiras no quarto em caso de emergência em hospitais e UTIs significa uma disrupção em relação a equipamentos que dependem de fios, tomadas elétricas e transmissão pelos métodos energéticos tradicionais.

Já bastante utilizado em hospitais e casas de repouso, o equipamento sem fio Psiu Clínica, surgiu no Brasil junto com uma nova modalidade profissional, a engenharia clínica, que deve especificar esses produtos em projetos de saúde, como forma de garantir que o atendimento seja feito de maneira rápida, eficaz e limpa, uma vez que dispensa fiação.

Já bastante evoluído pelo mundo, mas ainda engatinhando aqui no Brasil, esse é o profissional que hoje cuida do que é chamado de “ciclo de vida” da tecnologia e dos equipamentos hospitalares. Logo, participa do processo de aquisição dos mesmos desde o início, sendo responsável pelo seu recebimento e manutenção – preventiva e corretiva -, testes de aceitação, além do treinamento de funcionários.

Mercado

De acordo com a Confederação Nacional de Saúde , em abril de 2015, o Brasil possuia cerca de 500 mil leitos nos quase 7 mil hospitais. Com a engenharia clínica obrigatória, houve crescimento na demanda, e muitos estão vendo na implantação desses processos uma significativa melhora nas condições dos pacientes e do atendimento de uma maneira geral.

Outra preocupação dos engenheiros clínicos é com o gerenciamento de resíduos sólidos da instituição. O profissional deve programar o descarte dos materiais, baterias, lâmpadas, partes e peças usadas e até mesmo equipamentos desativados e qualquer material técnico gerado da atividade.

Em um nível mais abrangente, o profissional é responsável pelo planejamento, gerenciamento e treinamento em sistemas de equipamentos médico-hospitalares, possibilitando o controle dos processos de gestão hospitalar, de manutenção e de incorporações tecnológicas.

Seu trabalho está diretamente relacionado a otimização dos recursos financeiros, redução dos dispêndios e com a qualidade dos serviços, bem como definição e execução de políticas e programas em toda a gestão da tecnologia da saúde, incluindo gerenciamento de risco, melhorias na qualidade, atendimento à demanda de pacientes e otimização da produtividade de todos os funcionários.

As questões financeiras também são atribuições para o profissional. Engenheiros clínicos podem transformar a gestão de um hospital menos custosa e muito mais eficiente e os sistemas de atendimento podem ajudar muito nesse processo.

* José Rubens Almeida é graduado em ciências da computação e diretor da AGM Automação, empresa que produz toda a linha de equipamentos de chamada sem fio para utilização hospitalar.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra