Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Pedagogo e a importância de sua atuação

O Pedagogo e a importância de sua atuação

20/05/2018 Marcia Regina Mocelin e Gisele do Rocio Cordeiro

Cada vez mais nos deparamos com um amplo mercado de trabalho para esse profissional.

No dia 20 de maio comemoramos o Dia do Pedagogo, um grande profissional que é responsável por toda a organização do processo educativo, seja no âmbito da escola como em outros locais nos quais a educação está presente.

E não é que temos muitos motivos para comemorar? Cada vez mais nos deparamos com um amplo mercado de trabalho para esse profissional, que, por meio da docência, é capaz de mudar vidas e transformar realidades.

Educação... Um universo de tanta responsabilidade que é capaz de exercer a formação das pessoas combinando ensino e troca de conhecimento. Não é à toa que é considerada a maior riqueza de um país.

Como não se apaixonar por essa área, não é mesmo? Mas qual o passo a passo para implementar um programa educativo dentro de uma instituição de ensino? Com pesquisas detalhadas, o profissional analisa as necessidades e oportunidades e aplica os resultados no ambiente escolar.

Seu trabalho permite a organização dos processos pedagógicos, considerando todas as atividades que envolvem o processo de aprendizagem, de forma sistematizada. Tanta dedicação confirma a complexidade do processo de formação, bem como a necessidade de dedicação de professores e estudantes, já que a formação do pedagogo prevê ainda o acompanhamento do dia a dia da escola.

É ele quem gerencia as ações pedagógicas, além de ser o elemento articulador entre a escola, a família e o aluno. E não para por aí! O pedagogo também pode exercer suas funções em empresas das mais diversas áreas, além de hospitais, casas de detenção, igrejas, entre outros.

Portanto, não há dúvida: quando se trata de educação, sempre haverá espaço para o trabalho deste profissional. Parabéns pelo seu dia!

* Marcia Regina Mocelin é coordenadora do curso de Formação Pedagógica em Letras.

* Gisele do Rocio Cordeiro é coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Setembro Amarelo: é preciso praticar o amor ao próximo

Um domingo ensolarado é um dia perfeito para exercitar a felicidade, passear no parque, levar as crianças na piscina ou encontrar os amigos com seus sorrisos largos e escancarados.


Setembro Amarelo: é preciso ter ferramentas para lidar com o mundo

No semáforo, a cor amarela é frequentemente associada com desaceleração. O motorista precisa reduzir a velocidade ou até mesmo parar.


Da apropriação ilícita dos símbolos da Nação

Uma nova prática vem sendo efetivada por políticos e partidos radicais em âmbito mundial, a apropriação dos símbolos da nação como se fossem bandeiras de suas filosofias.


Tecnologia é fundamental para facilitar o processo de legalização de novos negócios no Brasil

Imagine se todo o recurso humano e dinheiro envolvidos no processo de abertura e legalização de uma empresa no Brasil fossem utilizados para promover mais eficiência e valor agregado para a sociedade?


Como a tecnologia pode criar uma cultura de reciclagem

Diante das diversas transformações no mundo dos negócios e no modelo de atendimento aos consumidores, empresas de todos os segmentos estão sendo obrigadas a buscarem soluções que permitam acelerar a inovação e a eficiência de seus negócios.


As regras essenciais para o uso de vagas de garagem em condomínios

A garagem traz para o condômino segurança e comodidade para os moradores.


Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Você já se perguntou quantas palavras fala diariamente?


A jornada de inovação dos caixas eletrônicos

Quando os primeiros caixas eletrônicos chegaram ao Brasil, no início dos anos 1980, a grande novidade era a possibilidade de retirar dinheiro ou emitir um extrato de forma automatizada.


A nota oficial do Presidente da República

Após o excesso de retórica do mandatário maior da nação ocorrida no dia de uma das maiores manifestações já realizadas e vistas pelo povo brasileiro, o Presidente da República, veio a público, através de nota oficial, prestar a seguinte declaração, da qual destaca-se os seguintes parágrafos:


Combate ao terrorismo após 11 de setembro: incertezas e desafios

Faz 20 anos que acompanhamos, principalmente pela televisão, o maior ataque terrorista da história contemporânea.


ESG qualifica empresas na busca por investidores

Segundo a Morningstar, no início do segundo semestre o volume global investidos em fundos ESG ultrapassou o montante de US$ 2,3 trilhões.


A vacina é para todas as idades

Em todas as fases da vida manter a caderneta de vacinação em dia é muito importante.