Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Pedagogo e a importância de sua atuação

O Pedagogo e a importância de sua atuação

20/05/2018 Marcia Regina Mocelin e Gisele do Rocio Cordeiro

Cada vez mais nos deparamos com um amplo mercado de trabalho para esse profissional.

No dia 20 de maio comemoramos o Dia do Pedagogo, um grande profissional que é responsável por toda a organização do processo educativo, seja no âmbito da escola como em outros locais nos quais a educação está presente.

E não é que temos muitos motivos para comemorar? Cada vez mais nos deparamos com um amplo mercado de trabalho para esse profissional, que, por meio da docência, é capaz de mudar vidas e transformar realidades.

Educação... Um universo de tanta responsabilidade que é capaz de exercer a formação das pessoas combinando ensino e troca de conhecimento. Não é à toa que é considerada a maior riqueza de um país.

Como não se apaixonar por essa área, não é mesmo? Mas qual o passo a passo para implementar um programa educativo dentro de uma instituição de ensino? Com pesquisas detalhadas, o profissional analisa as necessidades e oportunidades e aplica os resultados no ambiente escolar.

Seu trabalho permite a organização dos processos pedagógicos, considerando todas as atividades que envolvem o processo de aprendizagem, de forma sistematizada. Tanta dedicação confirma a complexidade do processo de formação, bem como a necessidade de dedicação de professores e estudantes, já que a formação do pedagogo prevê ainda o acompanhamento do dia a dia da escola.

É ele quem gerencia as ações pedagógicas, além de ser o elemento articulador entre a escola, a família e o aluno. E não para por aí! O pedagogo também pode exercer suas funções em empresas das mais diversas áreas, além de hospitais, casas de detenção, igrejas, entre outros.

Portanto, não há dúvida: quando se trata de educação, sempre haverá espaço para o trabalho deste profissional. Parabéns pelo seu dia!

* Marcia Regina Mocelin é coordenadora do curso de Formação Pedagógica em Letras.

* Gisele do Rocio Cordeiro é coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Somos todos responsáveis

As curvas dos gráficos apontando para cima não mentem: uma nova onda de contaminação por covid-19 já é realidade na maior parte das cidades brasileiras.


A pandemia e a humanidade

Os últimos dois anos foram muito difíceis para todas as pessoas do planeta.


A pessoa diz não gostar de ler até encontrar um livro que gosta

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revelou que o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano.


Como resolver problemas que parecem impossíveis?

Existe um ditado polinésio que diz o seguinte: você pode estar em cima de uma baleia, mas pescando carpas miúdas.


A queda de 93% no uso do cheque

Na infância e juventude - anos 50 e 60 do século passado - ouvi muitos comentários de que comerciantes, fazendeiros e endinheirados da época lucravam pagando seus compromissos com cheque de outras praças, que demoravam dias para ser liquidados.


Supervisionar ou treinar seu time?

Supervisionar atividades e resultados da equipe é um dos maiores desafios para inúmeros líderes.


Gestão empresarial e perspectivas para 2022

Após mais um ano de pandemia, a alta administração das empresas priorizou a sobrevivência enquanto teve de lidar com expectativas frustradas.


O que a pandemia nos ensinou sobre fortalecer nossas parcerias

A pandemia da COVID-19 forçou mudanças significativas na operação de muitas empresas.


O barulho em torno do criado-mudo

Se você entrar agora no site da Amazon e escrever (ou digitar) “criado-mudo”, vai aparecer uma resposta automática dizendo que você não deve usar essa expressão porque ela é racista.


Reputação digital: é possível se proteger contra conteúdos negativos

O ano é 2022 e há quem pense que a internet ainda é uma terra sem lei. A verdade é que a sociedade avançou e o mundo virtual também.


Questão de saúde pública, hanseníase ainda é causa de preconceito e discriminação

Desde 2016, o Ministério da Saúde realiza a campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase.


Desafios para o Brasil retomar o rumo

A tragédia brasileira está em cartaz há décadas.