Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O poder da liderança feminina na adversidade

O poder da liderança feminina na adversidade

24/03/2021 Helen Mesquita

Em meio a um período tão difícil em que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus, que assolou a saúde e a economia mundial, saber que o Brasil manteve pelo quarto ano consecutivo uma mulher em primeiro lugar no ranking dos 100 melhores líderes do País é a prova da importância feminina na adversidade.

Esse ranking, realizado pela Exame, com 2.366 entrevistados entre julho e dezembro de 2020, contemplou 22 novos líderes e mais mulheres do que nas edições anteriores.

Na liderança do ranking, está Luíza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. A paridade de gênero está sendo levada a sério no empreendedorismo.

Fatores como o aumento da transparência, o relato de diferenças salariais entre homens e mulheres e o diálogo público estão levando os executivos a perceberem como essa mudança é necessária.

Não é à toa que muitas empresas estão delegando metade dos cargos de liderança (diretoria e cargos acima) para mulheres.

A presença feminina no poder segue o exemplo mundial e, nesse momento delicado de pandemia, elas ganharam destaque na mídia e nas redes sociais pelas medidas colocadas em prática para combater a atual crise global de saúde, a exemplo da Noruega.

A presença da mulher na liderança traz diversidade à tomada de decisões, com características peculiares de empatia e colaboração, tão importantes nesse momento.

A capacidade de a mulher lidar com as adversidades também será retratada no livro ‘Mulheres incríveis e suas histórias de superação’, que será lançado em breve pela editora Império, no qual tive o prazer de ser uma das coautoras com mais 19 mulheres com histórias incríveis de superação.

A obra, com prefácio escrito por Luíza Helena Trajano, chega em um momento crítico, com o objetivo de inspirar outras mulheres que de alguma forma estão sendo afetadas pela pandemia, seja em questões pessoais, profissionais ou financeiras.

A ideia é que, ao compartilharmos nossas histórias, possamos fortalecer as mulheres e mostrar que é possível vencer desafios e obstáculos.

Hoje, conseguimos definir qual é o nosso papel na sociedade e na liderança em todos os sentidos. Agora, é preciso união para que essa corrente fique cada vez mais forte e alcance o patamar de fato merecido por todas.

* Helen Mesquita é advogada, LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em privacidade e proteção de dados pessoais, membro da Associação Nacional de Advogados(as) do Direito Digital (ANADD) e Co-founder LGPD Learning.

Para mais informações sobre liderança clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves