Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O prazer de viver a dois: uma responsabilidade do casal

O prazer de viver a dois: uma responsabilidade do casal

09/05/2016 Tatiana Leite

Um bom exemplo, que serve de termômetro para a paixão, é aquilo que acontece na cama.

O prazer de viver a dois: uma responsabilidade do casal

Você já pensou que compromissos, responsabilidades e as inúmeras obrigações do dia a dia, são fatores capazes de matar um relacionamento estável. Não é fácil manter a leveza e a diversão quando assumimos tantos papéis sociais. Mas, como os casais podem construir uma vida excitante juntos?

Uma vez que você já encontrou seu parceiro e está em um relacionamento duradouro, o desafio é manter a relação interessante para os dois, primeiro para nós mesmos e, em seguida, para nosso parceiro. Temos a tendência de achar que o outro é responsável pelo sucesso ou fracasso do relacionamento, mas se você fizer uma rápida reflexão irá perceber que seu parceiro não pode resolver o que não resolvemos com nós mesmos. É preciso conversar, entender o que está faltando para cada um e qual o motivo da insatisfação.

Muitas vezes, casais em relacionamentos longos acabam caindo na rotina e, por isso, encontram dificuldades para se reconectar com a paixão e acima de tudo, para manter o afeto e o desejo na medida em que os anos passam e o relacionamento amadurece. Para evitar que a paixão enfrie é importante prestar atenção em alguns aspectos.

Um bom exemplo, que serve de termômetro para a paixão, é aquilo que acontece na cama. Com o passar dos anos, o sexo pode ficar rápido e sem envolvimento, alguns dizem que é como se fosse algo mecânico, feito apenas por obrigação ou necessidade. Assim, vamos utilizar o sexo como metáfora no relacionamento. Muitos casais são atenciosos um com o outro, privilegiam o convívio familiar, mas não reservam um tempo para ficarem a sós, talvez até por acreditarem que o desejo vai continuar ao longo dos anos, sem que se faça nada para estimular. Ambos se acomodam e param de conquistar, o sexo acontece de forma previsível. O resultado: diminuição do prazer e da satisfação sexual.

Manter a vida sexual interessante é sim um desafio, ainda mais porque passamos por muitas mudanças a medida dos anos, o corpo muda, assim como as exigências e preocupações. O sexo vai perdendo espaço na intimidade do casal. Contudo, você pode resolver essa questão se reconectando com suas paixões. Volte a fazer algo que deixou de fazer e que te dava muito prazer ou alguma coisa que nunca fez, mas que sempre se imaginou realizando. Você precisa se entusiasmar, se sentir completa. Ao se sentir bem consigo, você estará encorajando seu parceiro a fazer o mesmo. Fica mais fácil amar quando se tem outros objetos de desejo. Esse distanciamento é necessário para a manutenção da relação e irá ajuda-los a se conectarem, sentir vontade de estar juntos.

O tédio e a monotonia são inimigos do casal, os dois juntos na rotina matam o desejo e a paixão. Cada um deve se responsabilizar pela sua parte e, juntos, precisam estimular a vontade de estarem juntos.

* Tatiana Leite é terapeuta de casal e família com especialização em Sexualidade Humana.

Fonte: InformaMídia Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves