Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O prejuízo que dá lucro!

O prejuízo que dá lucro!

08/07/2017 Marco Antônio Barbosa

É preciso acabar com o estigma de que o lucro das empresas faz delas e dos empresários pecadores.

Tal como a teoria da evolução pressupõe que ao passar do tempo somente as espécies mais adaptadas se perpetuam, era de se esperar que ao passar das décadas poderíamos esperar o mesmo com relação à evolução do Brasil.

Porém algo ocorreu! Uma inversão de valores praticamente infestou grande parte da sociedade e o que assistimos hoje, que deveria fazer parte de um filme de ficção, se tornou parte de noticiário do nosso cotidiano e que de tão frequente já não nos indigna mais.

Não é normal um país que não está em guerra registrar perto de 60 mil homicídios por ano e nada ser feito para se reduzir essa tragédia. Não deveria ser aceitável um país com um PIB que nos coloca entre os 10 primeiros do mundo assistir parte da população sofrendo sem atendimento hospitalar. Um sistema político praticamente degradado e esgotado por escândalos de corrupção dos principais nomes e partidos.

Não é aceitável termos uma carga tributária entre as mais altas do mundo e mesmo assim saber que grande parte desse recurso é desviado pela corrupção que se tornou endêmica entre o sistema de negócio entre os órgãos públicos e as empresas privadas, e a outra parte são muito mal gerida pelos órgãos públicos. É revoltante vermos as mazelas do custo Brasil sendo noticiadas todas as noites e praticamente nada ser feito para se corrigir ou mudar essa situação.

É difícil aceitar que apesar de estarmos entre os países mais produtivos do mundo no agronegócio da porteira para dentro, quando os alimentos saem da porteira para fora, entre 20 e 30% são perdidos por falta de condições de infraestrutura de armazenamento e de condições mínimas nas estradas e ferrovias. Somos nós que pagamos o preço dessa perda.

Somos um país fechado ao comércio mundial e com baixa representatividade, o que não estimula a competitividade interna e externa das empresas. Essa situação é verificada pela recente pesquisa de competitividade global realizada pela escola de administração suíça IMD, onde num total de 63 países, o Brasil só está em melhor posição que a Mongólia e a Venezuela.

Essa situação é inaceitável para as carências e pelo parque fabril que temos e deveria servir de base em políticas governamentais para uma melhora contínua desse ambiente de negócios e criar um estímulo para atrair ao invés de afastar as empresas.

Essa situação é conhecida há décadas e a cada novo governo onde alguma esperança se renova para evoluirmos no cenário global, há sempre uma parte da sociedade que briga para manter o “status quo” de um estilo de governar onde os privilégios são garantidos às custas do pagador de impostos. É preciso acabar com o estigma de que o lucro das empresas faz delas e dos empresários pecadores.

É da iniciativa privada que vem a geração de impostos, a geração de empregos e a riqueza do país. Ao governo deveria caber a regulação do ambiente de negócios e prover à população o que se espera de uma administração pública como saúde, segurança e educação para os mais necessitados.

Se quisermos deixar um país melhor para nossos filhos e netos caberá a nós mudarmos o modo como vemos os negócios e a política no Brasil e isso exigirá pensarmos no bem comum ao invés do bem individual, especialmente aqueles abreviados por caminhos tortuosos. Uma nova mentalidade de realidade global deverá fazer parte da nossa realidade. Temos um longo caminho pela frente.

* Marco Antônio Barbosa é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes