Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O primeiro investimento

O primeiro investimento

28/07/2016 Agostinho Celso Pascalicchio

Alguns investidores sempre continuarão investindo em caderneta de poupança.

Os motivos que determinam este comportamento podem ser diversos, como segurança, desconhecimento de outras aplicações e até comodidade pela facilidade de aplicação.

Entretanto, existem outras aplicações atualmente consideradas tradicionais e melhores, como as aplicações em títulos públicos ou Tesouro Direto, previdência privadas.

Podem também ser melhores as aplicações em fundos de investimento, certificados de depósitos bancários e interbancários conhecidos como aplicações em CDB’s e DI’s.

Para a pessoa física que resolve começar a preparar sua estratégia de investimentos no mercado financeiro, temos, portanto, diversas alternativas de aplicações. Não faltam alternativas.

Deve-se, entretanto, observar que o processo de escolha para um “investimento financeiro” deve ser analisado levando em conta o perfil de cada aplicador. As próprias instituições financeiras, no qual o investidor possui contato, avaliam este perfil.

Deve-se considerar a disposição do investidor em correr riscos, rentabilidade ou remuneração desejada, taxas e incidência de impostos ou contribuições, benefício tributário a ser obtido e observar o período de tempo em que esse dinheiro ficará investido. Um exemplo importante ao considerar o benefício tributário obtido são os investimentos nas aplicações em previdência privada.

Ao investir em um plano de previdência privada, o aplicador pode escolher entre duas modalidades, e que diferem basicamente em sua tributação. O “Plano Gerador de Benefício Livre” ou PGBL e o “Vida Gerador de Benefício Livre” ou VGBL.

O PGBL é mais vantajoso para quem faz a declaração de Imposto de Renda, ou IR, com base anual. É tributado direto na fonte, sendo possível deduzir o valor das contribuições de sua base de cálculo do IR. Isto permite uma redução do valor do imposto ou, então, aumentar a restituição do IR.

No VGBL, a tributação ocorre sobre o ganho de capital, sendo mais indicado, muitas vezes, para quem faz declaração simplificada.

* Agostinho Celso Pascalicchio é professor de economia, economia da energia e engenharia econômica/finanças.



Espiritualidade e alegria junina

Junho traz festas de três santos católicos: Antônio, casamenteiro. São João, profeta precursor de Jesus e São Pedro, único apóstolo que caminhou sobre as águas.


Missão do avô

Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos.


A importância das relações governamentais e institucionais

As relações governamentais e institucionais têm sido um instrumento de alta relevância para qualquer organização no atual momento político brasileiro.


Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.