Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que diabos está acontecendo?

O que diabos está acontecendo?

26/06/2020 Efigenia Vieira

A crise está a todo vapor e acelerando tendências que levariam décadas para se desenrolar.

A economia implodiu. Pessoas morrem aos milhares, muitas no desamparo e total abandono. Que mundo é este?

Este é um mundo onde os sentimentos de famílias enlutadas, dividem espaço nos noticiários com os altos e baixos do mercado financeiro e os absurdos de políticos surtados.

Há muito, tudo isso parece impedir que as pessoas pensem em coisas novas, alcancem respostas e mudem suas atitudes.

Sem me desnudar de todas estas mazelas, a proposta é abrir um novo canal de conexões, por mais imperfeitas que sejam. Amar, perder, desistir, lutar, ressignificar, recomeçar de peito aberto.

Lembro agora de uma experiência, que permitiu a abertura de uma nova janela de bem-estar.

Já fazem alguns dias, percebi um desconforto ao buscar sem encontrar, um pouco de inspiração entre os mais de 100 artigos escritos.

Muitos são atemporais, outros não alcançam as exigências do novo mercado de trabalho, apesar de contemplarem alguns tópicos a serem discutidos.

A mesma percepção ocorreu quando fiz uma limpa nas redes sociais. Delete, delete e mais delete.

Reinventar se tornou a palavra de ordem, mas poucos devem ter encontrado o caminho. Há uma caixa cheia de novos nomes para as mesmas coisas.

Há entusiasmo passageiro e pouca agilidade emocional como resposta ao novo contexto organizacional.

A percepção clara de um novo começo, com muito trabalho e aprendizado constante é a nova realidade. Ter a consciência clara distancia o medo do erro.

Comece pelo seu corpo. Encolheu? Talvez esteja mais rígido e com pouca musculatura desenvolvida. Sem esforço, perceba-se. Consegue alongar-se?

É justamente do que precisamos, expandir e alcançar novos espaços. Sem deformações ou tantas dores. Naturalmente, colocar o fôlego em dia.

Muitas competências e crenças que nos governam, dão lugar ao que ainda não sabemos ao certo como irá se desenhar. Mas é preciso ressaltar, que ter a consciência aberta, distancia o medo do erro. Aliás o erro faz parte da travessia.

Acredito que você saiba, que quanto mais competitivo e complexo o mundo se torna, mais especializadas as pessoas devem ser em seus perfis híbridos.

O desafio que agora se instala é o de alcançar os benefícios da amplitude, de experiências plurais e do pensamento interdisciplinar, para permanecermos totalmente antenados. O giro é de 360 graus.

Ter maior alcance e visão se tornou essencial. De olho nas tendências darwinianas, o mundo se abre para os mais aptos e adaptáveis. Sempre a mesma máxima evolutiva.

Em meio à tantas palavras e tendências, uma nova verdade invadiu a minha existência e junto dela a percepção de possibilidades promissoras. Desapego e uma nova construção ao que chamam de caos.

Alongada e em expansão, esta será a nossa nova realidade em suas diversas faces. Então se alongue e expanda os seus horizontes!

* Efigênia Vieira é headhunter e CEO da Upside Executive Search.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves