Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é a democracia

O que é a democracia

01/06/2021 Humberto Pinho da Silva

Para muitos, é o direito inequívoco de dizer o que lhes vai na alma, sem limites.

Mas ela obedece a direitos e obrigações: Direito, de exprimir ou escrever, sem receio de sanção; o dever, de respeitar o antagonista.

O grande Voltaire, dizia, com acerto: “Discordo do que diz, mas defenderei até à morte, o seu direito de dizê-lo.”

Mas a maioria dos “democratas” comportam-se, como disse o celebre Millôr Fernandes: “Democracia é quando eu mando em você. Ditadura, é quando você manda em mim”. 

Será que houve ou haverá democracia plena? Não creio. Basta escutar sessão parlamentar – de qualquer nação, – para verificar que grande parte dos deputados, comportam-se e usam termos indignos.

Porque, pode haver competência, até inteligência, mas não havendo educação nem respeito à opinião alheia, não há democracia.

Não admira que o antigo Primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, tenha dito ao “Independente” (03/10797): “A política está a perder audiência (…) A média de qualidade da classe política baixou.”

Baixou, porque a: “Democracia nos partidos é uma ficção. Costumo até dizer aos meus alunos: Estudem o que se passa nos partidos para perceberem o que foi o feudalismo.” Manuel Monteiro – “A Capital” – (28/07/03)

Poucos são os que entram na politica, por amor à Pátria e espírito de justiça, já que: “É difícil encontrar áreas onde os jovens estejam melhor instalados do que na política: aos 20 anos têm emprego, aos 30 estão reformados.”. Declarou o Prof. Doutor Manuel Maria Carrilho, ao “ Diário de Notícias” – (25/04/01).

Dizia o maior político da América, quiçá do mundo, o republicano Abrahan Lincoln: que a democracia era: “Governo do povo, pelo povo e para o povo.”

Mas, o povo não sabe governar, – dirá o leitor atento – É preciso que a nação seja dirigida por reduzida elite. O povo não pode governar-se, a si próprio.

E, para haver plena democracia, é necessário, que a população seja instruída, como disse Afrânio Peixoto, e sobretudo – digo eu, – possua sentido de bem público.

Não acredito que tenha ou venha a ter, porque: “não são deuses, mas homens”, como escreveu Jean Jaques Rousseau.

***

Segundo o instituto sueco V-Dem, Portugal ocupa o 18º lugar, no ranking das democracias.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre democracia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.


Propaganda eleitoral antecipada

A propaganda para as eleições neste ano só é permitida a partir do dia 16 de agosto.


Amar a si mesmo como próximo

No documentário “Heal” (em Português, “Cura”), disponível no Amazon Prime, há um depoimento lancinante de Anita Moorjani, que, em Fevereiro de 2006 chegou ao final de uma luta de quatro anos contra o câncer.


O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.