Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é a democracia

O que é a democracia

01/06/2021 Humberto Pinho da Silva

Para muitos, é o direito inequívoco de dizer o que lhes vai na alma, sem limites.

Mas ela obedece a direitos e obrigações: Direito, de exprimir ou escrever, sem receio de sanção; o dever, de respeitar o antagonista.

O grande Voltaire, dizia, com acerto: “Discordo do que diz, mas defenderei até à morte, o seu direito de dizê-lo.”

Mas a maioria dos “democratas” comportam-se, como disse o celebre Millôr Fernandes: “Democracia é quando eu mando em você. Ditadura, é quando você manda em mim”. 

Será que houve ou haverá democracia plena? Não creio. Basta escutar sessão parlamentar – de qualquer nação, – para verificar que grande parte dos deputados, comportam-se e usam termos indignos.

Porque, pode haver competência, até inteligência, mas não havendo educação nem respeito à opinião alheia, não há democracia.

Não admira que o antigo Primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, tenha dito ao “Independente” (03/10797): “A política está a perder audiência (…) A média de qualidade da classe política baixou.”

Baixou, porque a: “Democracia nos partidos é uma ficção. Costumo até dizer aos meus alunos: Estudem o que se passa nos partidos para perceberem o que foi o feudalismo.” Manuel Monteiro – “A Capital” – (28/07/03)

Poucos são os que entram na politica, por amor à Pátria e espírito de justiça, já que: “É difícil encontrar áreas onde os jovens estejam melhor instalados do que na política: aos 20 anos têm emprego, aos 30 estão reformados.”. Declarou o Prof. Doutor Manuel Maria Carrilho, ao “ Diário de Notícias” – (25/04/01).

Dizia o maior político da América, quiçá do mundo, o republicano Abrahan Lincoln: que a democracia era: “Governo do povo, pelo povo e para o povo.”

Mas, o povo não sabe governar, – dirá o leitor atento – É preciso que a nação seja dirigida por reduzida elite. O povo não pode governar-se, a si próprio.

E, para haver plena democracia, é necessário, que a população seja instruída, como disse Afrânio Peixoto, e sobretudo – digo eu, – possua sentido de bem público.

Não acredito que tenha ou venha a ter, porque: “não são deuses, mas homens”, como escreveu Jean Jaques Rousseau.

***

Segundo o instituto sueco V-Dem, Portugal ocupa o 18º lugar, no ranking das democracias.

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre democracia clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



Aviso e anúncios nas redes sociais

Ao abrir, hoje, a minha rede social para ver as publicações de meus amigos, deparei, varado, com aviso, informando-me que certa matéria, colocada por mim, era parcialmente falsa.


Nexialista: o profissional plural do futuro ou de hoje?

Que o mercado de trabalho tem se transformado de forma cada vez mais acelerada, e o nível de exigência por profissionais talentosos é crescente dentro das empresas, todo mundo já sabe; não é verdade?


Onde a geração Z investe

O último Anuário de Retorno de Investimentos Globais do Credit Suisse, entre outras coisas, apresenta um raio-x de alternativas de financiamento para a Geração Z, aqueles que nasceram entre 1995 e 2000.


A CPI pariu um rato

Fosse hoje vivo, é o que Horácio, o pensador satírico romano diria sobre a CPI da Covid.


Como identificar um ingresso falso?

Com recorrência vemos reportagens abordando diferentes fraudes e golpes que aparecem no mercado.


A primeira visita de D. Pedro a Vítor Hugo

O livro: "Vitor Hugo chez lui", inclui a curiosa visita, realizada pelo Imperador, a 22 de Maio de 1877, ao célebre poeta.


São Frei Galvão, ‘Homem de paz e caridade’

A Igreja celebra, em 25 de outubro, a Festa de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que na devoção popular é conhecido como “São Frei Galvão”.


CPI da Covid desviou-se e não sabe como terminar

Chegamos ao cume da montanha de inconveniências que povoam o cenário contemporâneo da política brasileira.


Sentimentos e emoções provocadas pela série “ROUND 6”

Nas últimas semanas estamos vivenciando uma série de críticas, comentários, “spoilers” e reflexões sobre a série sul-coreana de maior sucesso da plataforma Netflix: “Squid Game” ou “Round 6”.


Perdas e ganhos dos médicos “filhos” da pandemia

A maioria das situações com as quais nos deparamos na vida tem dois lados. Ou, até, mais de dois.


Defensoria Pública da União x Conselho Federal de Medicina

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou Ação Civil Pública contra o Conselho Federal de Medicina (CFM), objetivando a condenação por danos morais coletivos no importe, pasmem senhores leitores, não inferior a R$ 60.000.000.00 (sessenta milhões de reais).


Diálogo em vez de justiça

Viver felizes para sempre parece ser um privilégio exclusivo dos casais formados nos contos de fadas.