Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é a vida?

O que é a vida?

26/03/2021 Humberto Pinho da Silva

Hoje vou apresentar-vos dois expendidos textos, que me pareceram excelentes, para demonstrar, o que é a vida: um é extracto do magnífico sermão do Padre Manuel Bernardes: “Prática do Domingo da Sexagésima”; outro, de Guerra Junqueiro, in: “Musa em Férias” “No Boulevard”.

A maioria de nós, tão atarefados anda envolvido, nos nossos problemas, nos nossos ensejos, que raras vezes paramos para meditar: o que é a vida.

Só quem observa o homem, sua vaidade, sua cobiça e inveja, a ânsia de ser importante, famoso, admirado pelos demais, é que pode compreender, verdadeiramente, o que é a vida.

Mas vamos ao admirável sermão de Manuel Bernardes:

“(…) Aqueles cantam, dali a pouco choram; estoutros choram, daqui a pouco cantam; aqui se está enfeitando um vivo, paredes meia estão amortalhando um defunto; aqui contratam, acolá destratam; aqui conversam, acolá brigam; aqui estão à mesa rindo e fartando-se, acolá estão no leito gemendo o que riram, e sangrando-se do que comeram…
Lá vai um no seu coche com os pés sobre tela e veludo; atrás das rodas vai um pobre nu e descalço. Que turba-multa é aquela que vai cobrindo os campos de armas e carruagens? É um exercito que  vai a uma de duas causas, ou a morrer ou a matar. E sobre que? Sobre que dois palmos de terra são de cá e não são de lá. E que árvores são aquelas que vão voando pelas ondas com asas de pano? São navios que vão buscar muito longe cousas que piquem a língua para comer mais, cousas que afaguem a pele, cousas que alegrem os olhos, isto é especiarias, sedas, ouro, etc.
Olhai o tráfego! Tudo ferve, tudo se muda por instantes. Se divertires os olhos, dali a nada tudo acharás virado. O rico já é pobre, o mecânico já é fidalgo, o moço já é velho, o são já é enfermo, e o homem já é cinzas.
Já são outras cidades, outras ruas, outra linguagem, outros trajes, outras leis, outros homens… tudo passará!”

E para terminar, o que escreveu Guerra Junqueiro sobre a vida e o comportamento humano:

“O ponto essencial é não trazer grilheta.

Uma camisa branca, uma consciência preta.

Um ar pouco sério, um nome, algum dinheiro,

Eis tudo que se exige a qualquer bandoleiro

Para apresentar a farsa desta vida.

A virtude consiste em ter folha corrida.

A moral é um blague; apenas se suporta

Num drama ou num sermão; de resto é letra morta.”

(No Boulevard) - in “Musa em Férias”.

Infelizmente… a vida é isto! Uma comédia ou farsa, mutações de máscaras…Teatro. Vive-se a representar, a jogar com palavras e ilusões, mentiras, hipocrisia e meias verdades.

Assim rola a vida, como se não houvesse outra Vida…

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre vida clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



O bullying retorna a sala de aula

Os últimos anos trouxeram intensa mudança para o universo escolar.

O bullying retorna a sala de aula

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Há um ditado que afirma que “ser mãe é padecer no paraíso”, remetendo às contraditórias emoções que seriam desencadeadas pelas vivências cotidianas da maternidade.

Ser mãe é padecer… de cansaço?

Polícia liberada para trabalhar como sabe

Os contumazes amantes da desordem e defensores intransigentes dos criminosos torceram o nariz quando o governador Rodrigo Garcia determinou o aumento do número de policiais nas ruas (a cidade de São Paulo aumentou de 5 mil para 9.740 o número de policiais em ação) e declarou que quem levantar arma contra a polícia vai levar bala.


Eleições e os bélicos conflitos entre os Poderes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, e, agora, as Forças Armadas estão aumentando a ofensiva contra a transparência e a segurança do processo eleitoral no Brasil.


Os amores de Salazar

O conceito que se tem de Salazar, é de político solitário, déspota e por vezes impiedoso. Mas seria o estadista, realmente, assim?


Expectativa de grande crescimento

Em função da pandemia causada pela covid-19, os anos de 2020 e 2021 foram bastante desafiadores, particularmente para a indústria de máquinas e equipamentos.


A importância da diversificação de investimentos em diferentes segmentos

Mesmo com os desafios impostos por dois anos de pandemia, o volume de investimentos para iniciativas brasileiras em 2021 foi expressivo.


Muito além do chip da beleza

Você, com certeza, nos últimos meses já ouviu falar do famoso “chip” da beleza.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento