Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que é sucesso para você?

O que é sucesso para você?

24/01/2018 Eduardo Shinyashiki

Nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o sucesso para si.

O que é sucesso para você?

Hoje, o que não faltam são técnicas indicativas, desde as mais complexas até as mais simples, para se alcançar o sucesso profissional e pessoal. Geralmente, esses métodos trazem a promessa de que, se seguirmos os seus passos, teremos resultados positivos.

Mas o fato é que nem sempre o ser humano consegue definir o que representa o sucesso para si, afinal essa palavra tem um leque de significados muito grande. Cada um tem uma ideia particular, tem associações mentais e emocionais diferentes, mesmo que sejam com pequenas nuances.

É comum seguirmos os passos de outros indivíduos que tiveram retornos assertivos como exemplo, porém o resultado, muitas vezes, não é o esperado. Como consequência, temos a sensação de que nada deu certo e de que não somos capazes.

Existem algumas atitudes - reflexões simples e indispensáveis - para obtermos o que desejamos em todas as áreas de nossas vidas, como a autoconsciência e a percepção sobre o que realmente importa para nós.

Para ir ao alcance dos seus ideais, é possível destacar quatro atitudes essenciais: seja você mesmo e perceba e respeite a sua unicidade, o seu brilho e a sua energia; cuide da sua atitude mental - a força do ser humano para o sucesso se encontra na intencionalidade, e ter atenção direcionada permite criar uma representação interna do objetivo final; lembre-se do poder de ter as metas definidas, negligenciá-las impacta no tempo, na força, no foco e na direção perdidos; crie ações para concretizar os seus sonhos, organize seus recursos e o seu tempo - a sabedoria não é puramente teoria, também é preciso colocar em prática.

O sucesso não é algo estático, mas, sim, um estado que muda nos períodos da vida, algo a ser confirmado periodicamente. Precisamos constantemente de novos desafios e, com quatro questões, podemos avaliar se estamos seguindo o caminho do nosso sucesso: “eu estou realizando os meus objetivos de vida?”; “estou feliz com o que conquistei?”; “eu cresci durante o caminho?”; e “outras pessoas se beneficiaram com os meus resultados?”.

O sucesso definido como satisfação própria vem do fortalecimento da autoestima, do reconhecer e utilizar os próprios talentos. É um processo de evolução pessoal, em que três pilares se conectam: ter bem claro o próprio conceito e significado de sucesso; conduzir a própria vida de forma ética e coerente com os próprios valores; se sentir satisfeito com os resultados obtidos no passado, no presente e as metas estabelecidas para o futuro.

Seja você a pessoa que visa à solução, não o problema. Ainda que sejamos colocados à prova em momentos de revés, sentir-se realizado é determinante. Firmar expectativas nos resultados que envolvam o seu reconhecimento pessoal contribui para que o sucesso seja alcançado. É você quem constrói o seu sucesso todos os dias e merece desfrutar e compartilhar dele em todas as suas ações para viver como sempre desejou.

* Eduardo Shinyashiki é presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado