Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que estamos esperando?

O que estamos esperando?

01/05/2018 Júlio Röcker Neto

O ano que passou foi, sem dúvida, importante para a educação brasileira.

A aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para os ensinos Infantil e Fundamental e a reforma do Ensino Médio talvez tenham tirado o cenário educacional do ponto de inércia. O que não significa que fechamos 2017 com motivos para comemorar.

Dados do Censo Escolar mostram o quanto ainda temos para avançar até que se consigam oferecer condições mínimas de aprendizagem nas escolas de todo o país. Um dos maiores desafios continua a ser o Ensino Médio. A evasão escolar dessa etapa ultrapassa os 11%.

E, para reduzir esse número, é preciso analisar com cuidado e precisão não apenas essa fase da vida escolar, mas sim toda a trajetória de aprendizado do estudante. O levantamento nacional mostra que, em 2017, mais de um terço dos jovens entre 15 e 17 anos que frequentavam a escola estavam em situação de distorção de idade e ano escolar.

A fórmula que reúne atraso, baixo desempenho e um contexto de estagnação produz péssimos resultados. Grande parte dos estudantes que concluem o 9º ano não se sente motivada a seguir para o Ensino Médio.

Para reverter isso, não basta oferecer a vaga e facilitar o acesso à escola. Governo e educadores precisam enxergar a urgência de se mudar por completo o modelo de ensino e oferecer para o jovem estudante um processo de aprendizagem mais atraente e efetivo.

Para melhorar os indicadores do Ensino Médio, é preciso começar a fazer – bem – a lição de casa, muito antes da última etapa da Educação Básica. As dificuldades de aprendizado, em geral, surgem no início da trajetória escolar, principalmente na fase de alfabetização, e produzem estragos ao longo de toda a vida do estudante.

A Avaliação Nacional de Alfabetização aponta que mais da metade dos alunos brasileiros entre 8 e 9 anos não está plenamente alfabetizada – o que traz repercussões graves se pensarmos que essa realidade está diretamente ligada à distorção de idade e ano e, mais tarde, à evasão escolar.

Garantir que crianças e jovens aprendam e que o façam na idade certa requer um enfrentamento do problema que ainda está longe de acontecer quando se analisam a postura de nossos governantes e a falta de prioridade com que conduzem as questões ligadas à educação.

Um país em que quase metade das escolas públicas de Ensino Fundamental não possui biblioteca ou sala de leitura é um país que ainda tem um grande problema e não é de se surpreender que mais da metade de nossas crianças não esteja alfabetizada no tempo certo.

O Plano Nacional de Educação (PNE) completa 4 anos em 2018 e é outro indicativo de que essa luta está longe de ser vencida. Das 20 metas e centenas de estratégias com previsão para serem alcançadas a curto, médio e longo prazos (mesmo sabendo que a maioria das metas teve algum encaminhamento), quase nenhum dos prazos até agora foi cumprido.

Precisamos, entre outras coisas, deixar de acreditar que condições mínimas e pequenos avanços serão suficientes. É preciso oferecer ensino de qualidade para uma trajetória de aprendizagem digna.

Precisamos olhar para países como Finlândia, Coreia do Sul, Hong Kong e Japão, que têm os melhores indicadores do mundo quando se trata de educação, e repensar com urgência o fato de que o Brasil ocupa a penúltima posição no ranking mundial que avalia a qualidade da educação.

Se não houver um verdadeiro compromisso de mudança que coloque a educação como a prioridade maior de nosso país, continuaremos perpetuando um cenário de desigualdade de oportunidades, no qual poucos são contemplados e muitos deixados pelo caminho.

* Julio Röcker Neto é gerente editorial do sistema de ensino Aprende Brasil.

Fonte: Central Press



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre