Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que fazer quando há falhas no estoque?

O que fazer quando há falhas no estoque?

28/12/2017 Victor Tubino

Seu estoque tem muitas falhas? Saiba o que fazer.

Tanto a falta quanto a sobra de mercadorias na intralogística é uma realidade agravante no dia a dia operacional dos gestores de supply chain, causando problemas na operação como o erro na contagem das mercadorias e a insatisfação do cliente devido à falta do produto na prateleira.

A situação é acentuada ainda mais porque a identificação destas rupturas no estoque não faz parte da gestão contínua do processo e é detectada na fase dos inventários gerais ou rotativos, em alguns casos, em até um ano após a operação. Com esta visualização tardia, aparecem no resultado geral do inventário os dois principais sintomas de falhas na gestão de estoque.

O primeiro sintoma que é o saldo líquido entre faltas e sobras dentro dos níveis esperados, mas com grandes divergências para cada lado, para alguns setores, como o farmacêutico e o alimentício, são identificados rapidamente na rotina da gestão dos controles de lotes e validades. Já em outros setores passam despercebidos e são detectados após alguma anomalia em outro indicador como o nível de reclamação dos clientes, as rupturas e as diferenças de custo entre os itens invertidos.

A ocorrência do segundo sintoma, principalmente no caso de excesso de faltas, surge com a necessidade imediata de apresentar justificativas e identificar culpados pelos resultados internos ou externos. Com as informações do inventário, o que muitos gestores tentam fazer é entender e justificar os resultados passados, o famoso "dirigir pelo retrovisor", e não analisam as causas e definem soluções preventivas para mitigá-las.

Se voltarmos ao objetivo fundamental da logística, que é entregar a mercadoria certa no local, na quantidade e no prazo corretos, a não identificação de erros de estoque não pode ser um processo estático em que é verificado somente no final de um período. O correto é que esta gestão sirva como uma espécie de controle para evitar que os mesmos erros ocorram na próxima expedição.

Por isso, é necessário adotar uma ferramenta de qualidade das movimentações, idealmente em processos de expedição ou pós embarque. Esta ferramenta, além de apurar um índice de faltas e sobras – seja por pallet, por embarque, diário, semanal, mensal - detecta a causa raiz do erro por meio da "engenharia reversa" do processo de movimentação na intralogística.

Ou seja, é possível obter com os dados do processo os turnos, colaboradores, canais de distribuição (distribuição urbana, cross-docking), produtos (embalagens similares, erros de código), linhas ou ruas de separação e até mesmo posições picking com maiores erros de numeração ou até de posições próximas com produtos similares.

Os varejistas utilizam este indicador como um índice de confiança no embarque quando fazem transferências internas entre centros de distribuição e lojas e, em último caso, serve como um parâmetro de erro aceitável pela empresa, que é repassado financeiramente de forma periódica para as lojas como uma compensação, conhecido no mercado como entrega garantida.

Em operações maduras, este indicador se torna um KPI (Key Performance Indicator) na intralogística. A margem de erros apurados é conhecida como Fill Rate (FR) ou acuracidade de carga. De forma evolutiva, este indicador compõe a análise da quantidade (IF) do indicador do pedido perfeito o OTIF (On Time In Full). A importância deste indicador tem aumentado ao longo dos anos, inclusive com alguns softwares de WMS (Warehouse Management System) com módulos e acessos específicos para sua execução.

Adotar esta ferramenta num processo contínuo deve ser uma prioridade para equipes e gestores de logística que querem melhorar a qualidade de suas movimentações, pois com a sua implantação é possível reduzir de 30% a 50% dos erros identificados em poucos meses.

Além destes resultados diretos é possível obter benefícios ampliados como a redução de devoluções de clientes, melhora no nível do serviço e também a quantidade de pedidos perfeitos.

* Victor Tubino é gerente de BPI (Business Performance Improvement) e líder da prática de Distribuição e Gestão de Estoques da Protiviti do Brasil, consultoria especializada em gestão de negócios, tecnologia, riscos e auditoria interna.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes