Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que o implante dentário tem em comum com a musculação?

O que o implante dentário tem em comum com a musculação?

31/08/2011 Dra. Maristela Lobo

A odontologia moderna oferece inúmeras opções de tratamento àqueles indivíduos que, pelos mais diversos motivos, perderam um ou mais dentes.

Dentre as opções viáveis, cuja indicação dependerá da análise corretados parâmetros clínicos e radiológicos de cada caso, estão: (1) a movimentação ortodôntica, capaz de redistribuir os espaços interdentais gerados por um elemento dental perdido; (2) a reabilitação protética convencional, que utiliza dentes adjacentes ao elemento perdido como pilares de uma “ponte fixa”,como assim é chamada pelos dentistas; (3) a reabilitação protética implantossuportada, caracterizada pela inserção de implantes de titânio no espaço e dêntulo (o espaço gerado pela ausência de um ou mais dentes); dentre outros. O paciente tem o direito de ser informado sobre as possíveis técnicas de tratamento para o seu caso, e o cirurgião-dentista tem o dever de informá-lo.

Dentro dessa troca de ideias, conceitos e informações, é interessante que o paciente saiba as desvantagens e as vantagens de cada técnica, auxiliando a escolha daquela mais apropriada para o seu caso, e que consinta, formalmente, a técnica escolhida por ambos. Contudo, muitos pacientes são leigos, e precisam entender de que forma as restrições e os benefícios de cada tratamento se aplicam à sua vida cotidiana e às suas expectativas. Dentro desse contexto, fazer uma analogia utilizando situações do dia a dia permite que o nosso cliente entenda aonde queremos chegar. A instalação de um implante dentário é um tratamento que traz inúmeras vantagens com relação aos tratamentos ditos convencionais. A possibilidade de reabilitar elementos dentais únicos sem envolver dentes adjacentes com estrutura saudável é uma delas.

Mas a maior, e talvez a mais convincente para o nosso paciente é a de que a presença de um implante fornece atividade e vitalidade ósseas, transmitindo uma informação importante ao organismo do indivíduo: a informação de que o osso alveolar (que é o osso que sustenta os dentes) está sendo utilizado, está viável, e que não deve ser reabsorvido. Fisiologicamente, quando perdemos um dente, o nosso organismo entende que não precisamos mais do osso alveolar que o suportava, e promove a sua completa reabsorção, podendo resultar em defeitos ósseos incômodos tanto à estética quanto à função. Nós costumamos apresentar desta forma para o nosso paciente: “imaginem uma senhora de 60 anos, que vai ao médico e é diagnosticada com osteopenia. Frequentemente, esse doutor vai orientá-la, se possível, a fazer exercícios físicos, incluindo a musculação.

A presença de tendões inseridos sobre a massa óssea e nas articulações será ativada por esse tipo de atividade física, o que conferirá mais atividade ao osso, e mais esforço do organismo para conservar a estrutura óssea em equilíbrio mineral, diminuindo a osteopenia e prevenindo a osteoporose. Situação semelhante ocorreria com os implantes dentários em função mastigatória. A presença de um parafuso de titânio em um osso que seria reabsorvido pode conferir vitalidade ao osso a partir da função mastigatória, preservando a estrutura óssea alveolar, que sustenta os dentes, e prevenindo a formação de defeitos. Fiquem atentos: se, no seu caso, está indicada a musculação, ou o implante dentário, ou ambos, certifique-se de que está sendo tratado e orientado por profissionais bem qualificados!

Dra. Maristela Lobo* é Mestre em Odontologia, Doutora em Clínica Odontologia, Especialista em Periodontia, Professora dos Cursos de Pós - graduação em Odontologia Estética e implantes no SENAC – SP, Tem residência em Harvard.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves