Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que podemos esperar da Reforma Tributária Brasileira?

O que podemos esperar da Reforma Tributária Brasileira?

28/02/2019 Trícia Braga

O aumento de arrecadação é mandatório para o sucesso do atual Governo.

Com a transição de Governo neste início de ano, muito tem se falado das possíveis mudanças tributárias que o governo federal irá propor visando o aumento da arrecadação.

Não é de hoje que os Poderes Executivo e Legislativo discutem textos legais para implantar uma reforma tributária, mais do que necessária atualmente. O déficit fiscal vivido pelo Brasil, que se agravou nos últimos anos, demonstra por si só um grave descompasso entre as receitas arrecadadas e as despesas públicas mensais. Dessa forma, o aumento de arrecadação é mandatório para o sucesso do atual Governo.

Mas esse tema não é tão simples assim. A grande dificuldade de uma reforma tributária será aliar os interesses das três partes que compõem a arrecadação fiscal no Brasil: (1) os contribuintes, que não aguentam mais a alta carga tributária imposta no Brasil, em torno de 36% do PIB; (2) o Governo Federal, que precisa aumentar a arrecadação, sem, no entanto, realizar um aumento real de carga tributária, pois essa foi uma das bandeiras do Plano de Governo do atual presidente; e (3) os Estados e Municípios que vivem com grande problema de fluxo de caixa e não podem abrir mão de suas atuais receitas.

Tendo por base esse complexo cenário que vivemos, algumas alternativas estão sendo avaliadas pelo Governo Federal. O intuito do Governo é acelerar primeiramente a reforma previdenciária, tratada por ele em grau de urgência para, em seguida, submeter o texto da reforma tributária ao Congresso Nacional. Não há nenhum formato específico definido e sua elaboração será, necessariamente, construída pelas três partes acima: Governo Federal, Contribuintes, Estados e Municípios.

Analisando os pronunciamentos formais do atual governo, já podemos ter uma visão clara: a reforma tributária trará, sem dúvida alguma, a simplificação da forma de arrecadação e a unificação de alguns tributos.

O imposto único é algo inviável para o cenário brasileiro de hoje, mas a unificação de determinados tributos irá trazer grande vantagem aos cofres públicos e será bem avaliada pelos contribuintes se houver uma diminuição direta dos procedimentos diários que norteiam o recolhimento dos tributos.

Além disso, temos outros pontos relevantes para essa questão da reforma tributária: o fato de existir hoje, em tramitação no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional nº 293/2004, que já foi aprovada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, e a iniciativa já preparada pelo Governo anterior quanto à unificação do PIS e da COFINS.

Estes pontos deverão ser analisados pelo Governo em conjunto com as demais alternativas já mencionadas pelo atual Ministro da Fazenda, para que a reforma seja a mais assertiva possível.

Diante desse cenário, não é possível prevermos qual será o contexto exato traçado para a reforma tributária. Entretanto, podemos assegurar que ela está muito mais próxima do que nas tentativas passadas e, certamente, trará mudanças que impactarão no dia a dia de pessoas e empresas.

Assim, os contribuintes devem estar atentos às alterações legais que ocorrerão daqui pra frente e já tentar antecipar o impacto que possíveis ajustes trarão em sua rotina fiscal.

* Trícia Braga é diretora de Conteúdo da Avalara, companhia que oferece a mais completa solução fiscal em nuvem do Brasil.

Fonte: RMA Comunicação



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves