Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que priorizar para manter sua empresa segura

O que priorizar para manter sua empresa segura

04/04/2012 Umberto Rosti

É fato que a preocupação com Segurança da Informação aumentou entre as empresas e seus executivos.

De acordo com o Estudo da IBM Global em 2010 sobre Riscos de TI, realizado com aproximadamente 700 gerentes e diretores de TI de âmbito mundial, a segurança (vulnerabilidade a ataques e acesso/uso não autorizado de sistemas da empresa) é a preocupação número um de 78% dos profissionais de TI entrevistados. Porém, vivemos hoje um período de recessão econômica internacional, e o que está ocorrendo na maioria das empresas é o corte ou retenção de investimento para a área de Segurança da Informação.

Segundo o NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), os ciberataques triplicaram no início de 2011 em relação a 2010. A preocupação também aumentou, porém, apesar de reconhecer que a gestão de riscos de TI traz vantagens a empresa, já que uma boa administração de riscos e continuidade de negócios garantem oportunidade de crescimento e redução de custos, ainda assim, conquistar o apoio do primeiro escalão da empresa continua sendo o grande problema para gestores de TI. Neste cenário, as empresas são motivadas pela sua situação financeira e não sobre os riscos que a companhia gera, ou seja, os riscos aumentaram para empresas.

Segundo um estudo realizado pela Frost & Sullivan, a média de crescimento do mercado de segurança da informação deve ser de 14% até 2016, quando o mercado brasileiro deve alcançar um faturamento anual de R$ 794 milhões. Mas, ainda é muito pouco se comparamos ao PIB do Brasil, uma vez que este investimento representa apenas 0,015%, muito menor que países ditos desenvolvidos. Como sede de dois grandes eventos mundiais, a falta de investimento em segurança no Brasil pode comprometer o país com repercussões negativas na imprensa mundial.

É mais que necessário, faz-se obrigatório, que o país esteja preparado para receber seus visitantes com segurança tanto em ambientes físicos quanto online. Outros dados do estudo realizado pela IBM mostram a realidade das empresas no mundo como, por exemplo, embora cerca da metade dos entrevistados tenha dito que sua empresa tem um setor de gerenciamento de riscos, apenas 22% dos entrevistados acreditam que suas organizações estejam bem preparadas em termos de segurança de TI e 23% pensam o mesmo sobre a empresa estar preparada frente a falhas de equipamentos e sistemas.

O grande desafio das corporações, evidenciados também nesta pesquisa, é manter todos os funcionários informados sobre as normas, políticas e problemas que o setor de SI enfrenta. Um dado, que não é surpresa, mas que pode ser responsável pelos constantes incidentes que as empresas vem sofrendo, está em que somente 22% dos gerentes de TI disseram que políticas de gestão de riscos são parte do treinamento formal de todo funcionário. E menos de 15% incorporaram um plano integrado de gestão de riscos na infraestrutura física e técnica de suas empresas.

As cobranças nos setores de SI só tendem a aumentar, uma vez que os riscos cresceram e a vulnerabilidade das empresas está estampada em noticiários de todo o mundo. E, em contrapartida, ainda nos dias atuais, qualquer problema no orçamento de uma empresa, seja ele interno ou advindo de uma recessão econômica global, a grande vítima é o setor de SI, que tem seu investimento cortado. Mas, sem verba o que é possível fazer? O que precisamos é ter em mãos um bom Plano Diretor de Segurança da Informação alinhado as necessidades das áreas de negócio, onde seja possível mitigar os riscos, e deixar de lado, uma vez por todas, a ação reativa aos incidentes, no intuito de apagar o “fogo”.

Com isso será mais fácil sensibilizar os executivos através das necessidades das áreas de negócio e provar o Retorno sobre Investimento das ações de SI. Em momentos como esse é possível também aplicarmos a velha regra de Paretto, consolidando projetos pelo risco operacional e assim “tentarmos” com 20% do esforço/investimento mitigarmos 80% do risco operacional. É possível manter-se seguro, mitigando grande parte de seu risco de TI, trabalhando com um bom planejamento, governança e ações voltadas ao negócio, mesmo com baixo orçamento.

* Umberto Rosti é Administrador, sócio-fundador da SafeWay Consultoria, com MBA em Tecnologia pela FGV, possui mais de 13 anos de experiência atuando principalmente com Segurança da Informação em consultoria e auditoria.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado