Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que tenho aprendido com a crise?

O que tenho aprendido com a crise?

17/07/2016 Milena Lidor

O que mais tenho escutado sobre este momento em que vivemos na economia do nosso país são histórias tristes.

Não há como negar, elas realmente existem. No entanto para cada pessoa que converso e que me apresenta suas dificuldades, desânimo e até pensamentos como: fechar sua empresa, realizar demissões em massa, recuar no planejamento de expansão da sua marca e dezenas de outras situações, trago para minha mente dez outras situações que me motivam a eliminar aqueles pensamentos, para que com energia eu possa pensar em como nossa empresa pode continuar crescendo.

Tento trazer a mesma visão para essas pessoas que estão desanimando diante de tantas dificuldades, com o pé no chão e muita responsabilidade. Se existe algo que tenho aprendido com este momento é primeiro: não se contaminar.

Não sou alienada, nem tampouco ignoro o cenário, porém tenho criado barreiras para que eu possa continuar pensando positivamente em novas ideias que motivarão nossa equipe e fortalecerão nossos clientes. A segunda atitude que procuro aplicar é que se eu não ajudar à estas pessoas que passam por momentos de sérias dificuldades, não estarei executando nossa missão que é ser útil.

O impressionante é que ao ajudar somos simultaneamente ajudados, as ideias que sugerimos transformam-se em muito mais, criam novos caminhos, novas oportunidades, mostrando a coragem que nem sabiam que existia.

Em nosso dia a dia, somos tomados por tanta correria e pela necessidade sempre imposta de aumento da performance que temos que apresentar que nunca, ou quase nunca, paramos para olhar aos parceiros que temos, clientes, amigos, vizinhos de empresa, do ponto de vista de sugerir melhorias, oferecer ajuda.

Tenho sido surpreendida com o quanto podemos nos ajudar, quando temos a delicadeza de ouvir, entender as necessidades dessas empresas amigas e com uma visão externa apresentar algumas sugestões. As transformações são evidentes e imediatas.

É bastante comum que ao estarmos vivendo o problema não consigamos enxergar não apenas oportunidades durante a crise, conceito utilizado em demasia neste momento, mas também, não buscar a força necessária para seguir em frente, a refletir sobre importância da permanência no mercado para muitas pessoas que vivem a cadeia produtiva do negócio e, por muitas vezes, está apenas em entendermos como podemos percorrer por novos caminhos.

Que sejamos consultores uns dos outros para gerar fortalecimento e crescimento.

* Milena Lidor é consultora da Franquear Consultoria.



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso