Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que tenho aprendido com a crise?

O que tenho aprendido com a crise?

17/07/2016 Milena Lidor

O que mais tenho escutado sobre este momento em que vivemos na economia do nosso país são histórias tristes.

Não há como negar, elas realmente existem. No entanto para cada pessoa que converso e que me apresenta suas dificuldades, desânimo e até pensamentos como: fechar sua empresa, realizar demissões em massa, recuar no planejamento de expansão da sua marca e dezenas de outras situações, trago para minha mente dez outras situações que me motivam a eliminar aqueles pensamentos, para que com energia eu possa pensar em como nossa empresa pode continuar crescendo.

Tento trazer a mesma visão para essas pessoas que estão desanimando diante de tantas dificuldades, com o pé no chão e muita responsabilidade. Se existe algo que tenho aprendido com este momento é primeiro: não se contaminar.

Não sou alienada, nem tampouco ignoro o cenário, porém tenho criado barreiras para que eu possa continuar pensando positivamente em novas ideias que motivarão nossa equipe e fortalecerão nossos clientes. A segunda atitude que procuro aplicar é que se eu não ajudar à estas pessoas que passam por momentos de sérias dificuldades, não estarei executando nossa missão que é ser útil.

O impressionante é que ao ajudar somos simultaneamente ajudados, as ideias que sugerimos transformam-se em muito mais, criam novos caminhos, novas oportunidades, mostrando a coragem que nem sabiam que existia.

Em nosso dia a dia, somos tomados por tanta correria e pela necessidade sempre imposta de aumento da performance que temos que apresentar que nunca, ou quase nunca, paramos para olhar aos parceiros que temos, clientes, amigos, vizinhos de empresa, do ponto de vista de sugerir melhorias, oferecer ajuda.

Tenho sido surpreendida com o quanto podemos nos ajudar, quando temos a delicadeza de ouvir, entender as necessidades dessas empresas amigas e com uma visão externa apresentar algumas sugestões. As transformações são evidentes e imediatas.

É bastante comum que ao estarmos vivendo o problema não consigamos enxergar não apenas oportunidades durante a crise, conceito utilizado em demasia neste momento, mas também, não buscar a força necessária para seguir em frente, a refletir sobre importância da permanência no mercado para muitas pessoas que vivem a cadeia produtiva do negócio e, por muitas vezes, está apenas em entendermos como podemos percorrer por novos caminhos.

Que sejamos consultores uns dos outros para gerar fortalecimento e crescimento.

* Milena Lidor é consultora da Franquear Consultoria.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves