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O RH com foco no negócio

O RH com foco no negócio

09/05/2014 Vanessa Scheer

Construir um modelo de liderança, que atue entre a lei e os valores de uma companhia, é fundamental no modelo de gestão das empresas que vêem pessoas como seu principal diferencial.

O papel do RH hoje, que atua em 360 graus, é mover a organização na direção do crescimento, agregando valor às áreas parceiras e seus gestores, construindo um time de profissionais de alta performance. O grande diferencial do modelo está não só na execução, mas na integração das ferramentas do RH que é essencial para agregar valor a cada equipe e contribuir para a conquista de resultados extraordinários para o negócio.

Cada colaborador deve ter metas definidas e desafios a superar. Por meio da avaliação 360 graus é possível otimizar a produtividade, diagnosticar os pontos de melhoria e proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. A definição no início do ano de metas desafiadoras, mas plausíveis, sejam elas estratégicas, financeiras, de consumidores, processos ou pessoas, devem ser a referência para a análise de desempenho anual. Essa avaliação considera a performance individual comparada às metas, ao grupo, liderança, responsabilidades conquistadas e grau de dificuldades.

Deve haver um processo claro e transparente de monitoramento de resultados para fazer as etapas acontecerem com disciplina. Para isso, o gestor deve ter um instrumento de medição que combine os eixos performance e potencial individual, contar com a avaliação de vários gestores e verificar o quanto o colaborador adere àquele conjunto de competências. De acordo com o todo dessa avaliação é tomada a decisão de carreira e até sucessão, tornando as pessoas elegíveis, motivadas e cada vez mais engajadas.

Para reter os talentos que atingiram de forma extraordinária os pontos avaliados, a oportunidade deve ser de crescimento e desafios maiores, por isso é importante que a companhia ofereça programas de educação corporativa, que contribuam para o desenvolvimento profissional. Para isso, é importante realizar uma análise de competências para todas as áreas e elaborar um plano educacional, desenvolvido especificamente para o negócio. Embora seja fundamental oferecer oportunidades de promoções internas, é necessário manter as portas abertas para o recrutamento externo, o que oxigena a organização.

Essa soma garante a liderança de mercado e a conquista dos objetivos do negócio. Com uma gestão bem estruturada, que fortalece o valor de cada um, se descobrem os grandes talentos que serão preparados para serem os líderes do futuro, garantindo assim a perpetuidade da companhia. É esta forma de gestão que faz a diferença para o sucesso.

*Vanessa Scheer, formada em psicologia; pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coach pela sociedade Brasileira de Coaching.



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