Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O RH com foco no negócio

O RH com foco no negócio

09/05/2014 Vanessa Scheer

Construir um modelo de liderança, que atue entre a lei e os valores de uma companhia, é fundamental no modelo de gestão das empresas que vêem pessoas como seu principal diferencial.

O papel do RH hoje, que atua em 360 graus, é mover a organização na direção do crescimento, agregando valor às áreas parceiras e seus gestores, construindo um time de profissionais de alta performance. O grande diferencial do modelo está não só na execução, mas na integração das ferramentas do RH que é essencial para agregar valor a cada equipe e contribuir para a conquista de resultados extraordinários para o negócio.

Cada colaborador deve ter metas definidas e desafios a superar. Por meio da avaliação 360 graus é possível otimizar a produtividade, diagnosticar os pontos de melhoria e proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. A definição no início do ano de metas desafiadoras, mas plausíveis, sejam elas estratégicas, financeiras, de consumidores, processos ou pessoas, devem ser a referência para a análise de desempenho anual. Essa avaliação considera a performance individual comparada às metas, ao grupo, liderança, responsabilidades conquistadas e grau de dificuldades.

Deve haver um processo claro e transparente de monitoramento de resultados para fazer as etapas acontecerem com disciplina. Para isso, o gestor deve ter um instrumento de medição que combine os eixos performance e potencial individual, contar com a avaliação de vários gestores e verificar o quanto o colaborador adere àquele conjunto de competências. De acordo com o todo dessa avaliação é tomada a decisão de carreira e até sucessão, tornando as pessoas elegíveis, motivadas e cada vez mais engajadas.

Para reter os talentos que atingiram de forma extraordinária os pontos avaliados, a oportunidade deve ser de crescimento e desafios maiores, por isso é importante que a companhia ofereça programas de educação corporativa, que contribuam para o desenvolvimento profissional. Para isso, é importante realizar uma análise de competências para todas as áreas e elaborar um plano educacional, desenvolvido especificamente para o negócio. Embora seja fundamental oferecer oportunidades de promoções internas, é necessário manter as portas abertas para o recrutamento externo, o que oxigena a organização.

Essa soma garante a liderança de mercado e a conquista dos objetivos do negócio. Com uma gestão bem estruturada, que fortalece o valor de cada um, se descobrem os grandes talentos que serão preparados para serem os líderes do futuro, garantindo assim a perpetuidade da companhia. É esta forma de gestão que faz a diferença para o sucesso.

*Vanessa Scheer, formada em psicologia; pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coach pela sociedade Brasileira de Coaching.



Superando os gigantes

A pequena Faculdade de Sabará demonstrou fazer jus ao ditado popular de que “tamanho não é documento”.


Sentença da juíza do Paraná

A sentença do Paraná traz a minha memória uma decisão que proferi quando exercia a função judicante.


A burra de Martim Tirado

As velhas historietas que os avós contavam à lareira.


Erros comuns de mulheres nos exercícios da academia

Perder mais peso e diminuir o risco de lesões eliminando os seguintes maus hábitos de suas rotinas.


Uma aula de vida

Uma aula de busca de liberdade em um filme para rever a cada instante!


Como estar preparado para a possível reforma tributária?

A reforma tributária deve ser um dos maiores desafios neste primeiro mandato.


Pressão popular e o poder judiciário

A imparcialidade do magistrado é princípio primeiro para o exercício da judicatura.


O caminho da simplicidade

Todos temos um grau de acumulador.


Sonhos precocemente interrompidos

Culpa consciente ou dolo eventual?


Precisamos desconectar

Um estudo recente da Universidade Estadual de São Francisco, na Califórnia (EUA), apontou que interagimos, em média, 2.617 vezes por dia com nossos smartphones.


Ministro Moro no país das narrativas

Mais importante que a dureza da lei, porém, é a certeza de sua aplicação.


Lula, a vestal do prostíbulo da lavagem de dinheiro

O PT está em pavorosa vendo seu expoente maior afastado da vida política, condenado e preso.