Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O ser humano agradece

O ser humano agradece

05/09/2018 Lincoln César Dalfre Lourenço

O ato de abastecer o seu veículo todos os dias parece não causar grandes impactos ao ambiente.

Mas, já pensou em todos os gases inalados por você e funcionários que manuseiam o equipamento de encher o seu tanque? Quais seriam os danos causados, caso não existissem normas que regulamentam essa prática?

Para evitar que emissões aconteçam, é de extrema importância que ocorra a recuperação dos vapores emitidos nos postos de combustíveis. Pensando nisso, em 2016 foi aprovado o Anexo 2: Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, que faz parte da Norma Regulamentadora Nº 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA).

Por que adotar a medida de recuperação de vapores?

A princípio, a maior preocupação é com a contaminação de frentistas e demais funcionários que têm contato diariamente com o Benzeno e outras substâncias emitidas, tanto no momento que o combustível chega quanto no manuseio diário das bombas. Para que seja cumprido a lei, existe a sessão “Direito dos Trabalhadores” prevista na legislação vigente e no Anexo 2, a qual exige que:

- Os trabalhadores sejam informados sobre os riscos potenciais de exposição ao elemento que possam afetar sua segurança e saúde;

- Caso o trabalhador orientar de que há risco grave e iminente para a sua segurança e saúde, ou de outras pessoas, deve-se suspender a tarefa imediatamente, informar superiores, que devem tomar medias de ajustes;

- Após avaliação e constatação do risco, o superior hierárquico deverá suspender a tarefa até que venha a ser normalizada.

Referente aos efeitos mais visíveis, quando há vazamento dos vapores, as pessoas que tiverem contato direto, a curto prazo, podem apresentar sintomas como: dores de cabeça, tontura, sonolência extrema, irritações nas vias respiratórias e em casos mais graves podem chegar a perder a consciência.

Além disso, segundo o Ministério do Trabalho, Saúde e Previdência Social, o Benzeno faz parte do Grupo Um, considerado um dos mais perigosos dentro da Lista de Nacional dos Agentes Cancerígenos para Humanos. Outro ponto importante que devemos ficar atentos é o quanto estamos prejudicando o cliente fiel, que está toda semana abastecendo seu carro.

Como que eu faço?

Atualmente, é obrigatório que o procedimento seja feito por meio de um Sistema de Recuperação no Bico, mas vamos entender melhor como funciona. Existem dois métodos. O primeiro executa a partir de uma válvula de pressão com engate rápido, ou seja, essa válvula composta por boia e esfera buscam oferecer equilíbrio entre gasolina gasosa e líquida, resultando numa recuperação do combustível para o tanque do carro.

Já o segundo tem como objetivo a recuperação do Benzeno e, consequentemente, a redução da emissão do elemento no ambiente em que está inserido. Além da redução de contaminação da atmosfera dos postos e no bem-estar dos funcionários e consumidores, tal procedimento resulta em economia, pois os gases contidos nos combustíveis beiram cerca de 0,4 do total adquirido, sem contar a recobro de 90% ao utilizar o sistema.

Fique atento!

Junto às outras regras anexadas na Norma Reguladora N°9, creio que a mais importante de todas é a que diz respeito a prazos de substituição das bombas de abastecimento, considerando o ano de fabricação. Por exemplo, equipamentos anteriores a 2004 deverão obrigatoriamente serem trocadas em 6 anos, no entanto, se foram criadas entre 2014 e 2016, têm 12 anos para serem substituídos.

Existem também regras diárias implantadas pelo Governo Federal, como: sistema eletrônico de medição de estoque para recentes revendedores (que entraram após a vigência). Todos contratos de serviços prestados com cumprimento obrigatório de medidas de Segurança do Trabalho.

Os postos deverão informar o risco de exposição ao Benzeno e como haverão prevenções necessárias. Entre outras determinações, então fique atento a todas elas, para que você empreendedor, seus funcionários e consumidores estejam seguros e dentro da lei.

* Lincoln César Dalfre Lourenço é administrador, empresário e presidente da CSMEPS – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Postos de Serviços e Soluções de Abastecimento.

Fonte: Vervi Assessoria



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes