Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O setor imobiliário e a janela de oportunidade

O setor imobiliário e a janela de oportunidade

04/03/2018 Vitor Guimarães Bidetti

Interessados em adquirir imóveis devem estar preparados.

Vivemos agora o momento ideal para quem avalia mudar de casa ou investir no segmento. Mas é preciso ficar atento. Agilidade é fundamental para quem quer aproveitar a onda favorável que se forma em 2018, mais especificamente neste primeiro semestre.

O clima no mercado imobiliário, enfim, volta a ser positivo. Após uma crise sem precedentes nos últimos anos, o segmento começa a sentir os efeitos positivos do início da retomada. Como muitos mercados, o imobiliário também é cíclico e, de certo modo, era esperado que a euforia vivida entre 2007 e meados de 2013 pudesse levar a um quadro de recessão no setor.

O que não foi possível dimensionar era o agravamento causado pela crise econômica, que potencializou o impacto no setor, derrubando os preços dos imóveis. Agora em janeiro, a Caixa Econômica Federal anunciou a retomada da linha de crédito Pró-Cotista – assim como o aumento do teto para financiamento de imóveis, agora em 70%. Anúncios como esse têm sido feitos pelos bancos, que estão retomando o apetite pelo crédito imobiliário.

Isso se deve à queda da inflação que possibilitou uma redução acentuada da taxa básica de juros, que se encontra no menor patamar histórico. Além disso ocorreu um aumento da massa salarial real, da confiança do consumidor e, consequentemente, da demanda. Ou seja, a retomada do crescimento econômico que se desenha, a médio prazo, é, obviamente, uma grande notícia para todos os brasileiros.

No entanto, aqueles que desejam aproveitar para comprar imóveis com preços mais atraentes, devem estar atentos a esses movimentos de mercado. Com o reaquecimento econômico, as pessoas começam a se movimentar, voltando a pensar em deixar seus atuais imóveis para comprar outro de valor mais elevado. Aumenta também o número de interessados na aquisição de imóveis para investimento, bem como daqueles que vão adquirir o seu primeiro.

Atualmente, ainda é relativamente grande a oferta de imóveis no mercado, e é isso que levou os preços a um patamar mais baixo. Mas, a médio e longo prazos, os fatores mencionados, dentre outros, tendem a ajustar os preços.

Assim, o momento atual é interessante para quem pensa em investir no setor, pois uma janela de oportunidade se apresenta, mas o difícil é avaliar por quanto tempo ela permanecerá aberta.

* Vitor Guimarães Bidetti é sócio fundador e CEO da BREI - Brazilian Real Estate Investiments.




Fé, Otimismo, Covid-19 e a Educação a Distância

Tenho por hábito escrever artigos para diversos periódicos do país, seja da web ou de folhas, motivado por uma indignação jurídica (crítica ou não) sobre determinado tema ou decisão judicial.


Mulher: uma conquista a cada dia

Entrada no mercado de trabalho, independência financeira, direito político, liberdade sexual. Essas são algumas conquistas da mulher moderna.


Tributar super-ricos garante auxílio emergencial sem condicionantes

Governo faz chantagem ao condicionar renda emergencial à retirada de percentual mínimo de investimento em saúde e educação nas três esferas de governo.


Inteligência Emocional: aprendizado para a vida

A escola é o primeiro lugar onde se aprende a socializar fora do ambiente familiar, onde culturas e opiniões distintas dão início aos primeiros conflitos, é uma excelente oportunidade de aprendizado, tanto de frustrações, medo do novo e de mudanças quanto de troca de experiências.


D. Pedro II e a cidade do Porto

Sempre existiu amizade, entre os Imperadores e a população da cidade da Virgem; e desta, pelas terras de Vera Cruz, pois muitos foram os portuenses, que fizeram fortuna no Brasil.


Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

Desde 2007, quando Steve Jobs apresentou ao mundo o primeiro smartphone da maneira que conhecemos hoje, estamos passando por intensa transformação.


Prisão do deputado Daniel Silveira

A toda ação corresponde uma reação.


Exportações de minério de ferro cresceram 9% em janeiro

O mês de janeiro registrou uma alta de 9% na quantidade de minério de ferro exportado do Brasil para o exterior, tendo por comparação o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Economia.


A dificuldade de cassar mandato político

A imoral prerrogativa constitucional que confere somente ao Congresso o poder de cassar o mandato de um parlamentar por cometimento de ilegalidade, à vista de qualquer cidadão de mediana cultura, constitui-se de medida irrazoável que fere o princípio da igualdade de tratamentos.


Ainda não nos preocupamos com o combate à pobreza

Um dos piores anos da história recente do país, 2020 também foi o ano em que a taxa de pobreza atingiu 8%, seu menor patamar em 44 anos.


Um ano de pandemia

A Covid-19 apareceu causando surpresa e aflição em todas as instâncias da sociedade, seja para a economia, a política, a educação, ou para as pessoas, no que se refere aos relacionamentos, sentimentos próprios, etc.


Como os paradigmas determinam nossos resultados

Você sabia que os nossos comportamentos habituais são moldados por paradigmas?