Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sonho não realizado

O sonho não realizado

19/10/2016 Benedicto Ismael Camargo Dutra

Há dias em que nos vem à mente só lembranças ruins e, com elas, indisposição e desânimo.

Não é só o corpo que precisa de atividade, o cérebro também. É preciso combater a paralisação e ter propósitos que dependem da força de vontade num mundo que conspira pela inação e indolência.

A ação começa no espírito, na vontade que tem de ser transmitida ao cérebro e se externar em ações. Mas como pouco se sabe sobre a vida, o espírito jaz adormecido diante da árdua luta pela sobrevivência.

É preciso entender as causas da paralisação e do marasmo. No Brasil eles têm duas origens: as condições externas de lutas pelo domínio econômico-financeiro e dos recursos naturais, somadas à falta de estadistas que visem o progresso e eficiência no trato das contas externas e internas; e a falta de preparo da população para um viver responsável e solidário.

A Inglaterra foi celeiro de mentes brilhantes que, com seus conhecimentos poderiam ter dado um curso benéfico para a trajetória da humanidade, mas faltou humildade espiritual e a participação de todas as capacitações para que um mundo melhor fosse construído.

Em vez disso, estão surgindo distopias caóticas e reais. Água e ar são bens de valor inestimável, pois sustentam a vida. No entanto, o dinheiro foi colocado acima de tudo o mais. Florestas destruídas. Enormes áreas devastadas. Rios e mares poluídos. Reflorestar, sanear, despoluir, recuperar o solo já não são levados em consideração, pois não conferem renda financeira.

Então que futuro poderá se apresentar? O economista Celso Furtado (1920-2004) falou do sonho irrealizado no Brasil apesar dos recursos disponíveis. Afastada do solo real da vida, a humanidade só tem criado pesadelos. Como poderá sonhar uma geração que não lê, que não faz reflexões sobre a vida e o mundo, e que por essas razões acaba tendo visão curta, imediatista?

Sem dúvida está ocorrendo uma queda no discernimento e no bom senso. Falta a interação com o eu interior e a participação da intuição. As pessoas "vão levando" a vida no automático, sem prestar atenção no que estão fazendo, com o foco disperso em pensamentos confusos. É imperioso voltar a despertar a intuição, a simplicidade, a clareza e a naturalidade.

No filme “O homem que viu o infinito”, o jovem Srinivasa Ramanujan (Dev Patel), nascido em 1887, em Madras, na Índia, foi estudar cálculos matemáticos em Cambridge, Inglaterra, ao lado do racionalista professor Hardy (Jeremy Irons), destacando o confronto entre a intuição e a racionalidade.

O filme não explica com clareza para que serve a matemática, nem como funciona a intuição, um dom natural concedido a todos os seres humanos. A matemática é fascinante pelo desenvolvimento dos cálculos e conclusões a que eles induzem, chegando a fortalecer no intelectual a arrogância de só acreditar no que se pode comprovar com o cérebro, levando ao encontro do ateísmo.

Para o espírito observador, que tem o eu interior desperto e faz questionamentos e reflexões intuitivas, a natureza revela a perfeição do Criador, e a regularidade do comportamento das séries numéricas mostram isso. A matemática e a geometria estão presentes em toda a natureza.

A ciência dos números conduz ao conceito do infinito, que se acha além das capacidades cognoscitivas do cérebro, mas o racionalista não quer entender isso, de que existe muito mais além da capacidade cerebral restrita ao tempo e espaço.

Ramanujan sofreu o preconceito por ser indiano e por ter a capacidade de visualizar fórmulas e equações com a intuição, pois as leis naturais funcionam uniformemente em todo o universo, como a grande regularidade que se sintetizam nas fórmulas, mas descuidou da saúde.

Temos de cuidar das necessidades do corpo atentamente, para permanecermos fortes e sadios para alcançar o autoaprimoramento e viver de forma construtiva e beneficiadora para realizar os sonhos.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP.



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre