Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sucesso econômico brasileiro é fundamentalmente falso

O sucesso econômico brasileiro é fundamentalmente falso

10/09/2018 Rodrigo Berté

Não existe preocupação com o crescimento hegemônico e nem com a degradação ambiental.

O sucesso econômico brasileiro é fundamentalmente falso

A noção de crise sistêmica se relaciona com a complexa rede de cenários e fatores que impactam a vida atual, nos quais estão inseridas diversas crises, entre elas: social, econômica, política, ambiental, ética e com abrangência geográfica diversa – local, regional, nacional e global. Acrescentam-se a isso as crises nas comunidades, nas relações humanas, tudo o que afeta o tecido social no atual contexto socioambiental.

Na obra Sociedade de Risco Mundial – Em Busca da Segurança Perdida (Coimbra: Editora Almedina 2005, Anthony Giddens e Ulrich Beck) os autores destacaram os aspectos de contemporaneidade de riscos e de incertezas, colocando-os como centrais no debate social.

Por outro lado, os desafios das sociedades atuais são os mesmos das sociedades antigas, como o impacto do crescimento demográfico, o temor da falta de alimentos e água, problemas com o desmatamento, o uso intensivo do solo, acrescidos das ameaças das mudanças climáticas.

A outra relação que se deve debater e discutir são as atividades antrópicas, ou seja, a pressão do homem sobre o meio, o acúmulo de produtos tóxicos no ambiente e a falta de políticas públicas para a implantação de projetos de energia limpa.

Há de se destacar a ausência de pesquisas nessa área, como as que se referem à capacidade fotossintética da terra, por exemplo. Os efeitos nefastos emergiriam sob a forma de fome generalizada, o que já temos visto em países onde a imigração e a migração ocorrem por vários problemas sociais e conflitos políticos. Guerras extremas e conflitos internos geram a perda de complexidade social.

Para enfrentar esse processo do insucesso do milagre econômico brasileiro, coloca-se como destaque o poder público com relevante papel de estimular as atividades que sejam essenciais para a sociedade e de se contrapor de maneira adequada aos efeitos das crises, estimulando atividades VERDES.

As medidas adequadas podem levar ao crescimento econômico sustentável, incluindo impostos ambientais e lançando o papel verde do tesouro, ligados diretamente aos investimentos de baixo carbono, sustentável do ponto de vista ambiental.

Por outro lado, podemos citar como uma medida eficiente a participação pública no setor de energia. Por fim, para definir prosperidade, levam-se em conta dois fatores principais: coletividade e continuidade.

* Rodrigo Berté é diretor da Escola Superior de Biociências do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Namoro na adolescência: fato ou fake?

O início da adolescência coincide com o final do Ensino Fundamental, fase em que desabrocham as paixões e, com elas, o convite: “quer namorar comigo?”.


Autobiografias: revelações das experiências em família

A curiosidade de muitas pessoas sobre a (auto) biografia de personalidades tem se tornado cada vez mais crescente, nos últimos anos.


What a wonderful world

Louis Daniel Armstrong foi um cantor e instrumentista nascido na aurora do século 20, e foi considerado “a personificação do jazz”.


A violência doméstica

Em Portugal, desde o início do ano, apesar de se combater, por todos os meios, a violência na família, contam-se já mais de uma dezena de mulheres, assassinadas.


O desrespeito ao teto constitucional e o ativismo judicial

O ativismo do Executivo e do Judiciário está “apequenando” o Legislativo.


Indicadores e painéis urbanos aliados à administração pública

A cidade com fatos visualizados está remodelando a forma como os cidadãos e gestores vêm a conhecê-la e governá-la.


Os perigos do Transporte Aéreo Clandestino

Os regulamentos aeronáuticos buscam estabelecer critérios mínimos a serem seguidos pelos integrantes da indústria em questão.


A agenda do dia seguinte

A reforma da Previdência será aprovada no Congresso, salvo fatos graves e imprevistos. A dúvida, hoje, se restringe a quanto será, efetivamente, a economia do governo, em dez anos, já que as estimativas variam entre 500 a 900 bilhões de reais.


Comissão de Justiça e Paz

A CJP de Vitória foi criada em 1978 pelos Bispos Dom João Baptista da Motta e Albuquerque e Dom Luís Gonzaga Fernandes.


A sabedoria dos mineiros em ajudar os menos favorecidos

Há quatro organizações não governamentais de assistência social situadas em Belo Horizonte que estão fazendo um trabalho maravilhoso para ajudar os menos favorecidos.


Onde está Deus, que não nos acode?

Certa vez, leitora – que se dizia assídua, – comentou crônica, que publiquei em jornal de Toronto.


Para o pacto servir ao Brasil

É preciso mais decência e compromisso com a Pátria.