Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O tom de voz pode aumentar a credibilidade profissional

O tom de voz pode aumentar a credibilidade profissional

20/04/2021 David Braga

Uma coisa é certa: nós usamos a voz desde que nascemos, e é preciso cuidar dela ao longo de toda a vida.

Por isso, em 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz, que tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os cuidados de preservação da fala e sinais de possíveis doenças.

Muitos só a valorizam quando perdem, por conta de uma rouquidão ou algo mais grave. Nesse sentido, o momento também é importante para lembrar que ela é uma das características que mais diferenciam os indivíduos e um importante instrumento de comunicação e de persuasão.

Aliás, o tom de voz utilizado em uma conversa é um dos pontos que contribui para impulsionar a carreira profissional, ao transmitir credibilidade.

Isso significa que o modo como se fala pode produzir mais impacto do que aquilo que é dito. Segundo pesquisas da Universidade da Califórnia, conduzidas pelo professor Albert Mehrabian, um dos elementos fundamentais nesse processo de passar confiança é justamente a entonação, que representa 38% da influência exercida por alguém.

Assim, inúmeras pessoas deixam de prosperar, seja no âmbito pessoal, seja no profissional, pelo simples fato de não inspirarem segurança ao se comunicarem.

O tom de voz é um dos elementos de maior persuasão sobre os seres humanos. Em cada entonação, há diversos parâmetros sonoros que dão sentido, consciente e inconscientemente, à mensagem propagada. Alguns deles são o timbre, a intensidade do som, a velocidade da dicção, a clareza e a projeção, por exemplo.

Várias pessoas podem dizer exatamente a mesma frase, mas a maneira de se expressarem vai passar informações distintas. Então, os detalhes fazem uma enorme diferença para quem quer se destacar no mercado de trabalho.

Grandes líderes e influenciadores se preocupam com todos esses aspectos na sua comunicação. Até porque, pelo tom de voz, é possível perceber se alguém está feliz, triste e até mesmo mentindo.

Sabe quando a pessoa começa a gaguejar ou deixar a voz trêmula? E quem não se lembra de algum vídeo motivacional, com o qual, inclusive, chorou?

Nesses casos, usualmente, a entonação escolhida só falta nos colocar no colo para ter aquele momento de reflexão.

Portanto, os estados emocionais são contagiantes, sendo necessário ter atenção à forma como é realizada a comunicação, especialmente no ambiente de trabalho.

Além de criar conexões relevantes, isso pode proporcionar um clima organizacional positivo, aumentar a performance e a entrega de resultados, uma vez que, ao gerar credibilidade, as pessoas confiam no que o profissional está dizendo, orientando ou vendendo.

Para saber qual é, normalmente, seu tom de voz e o que precisa ajustar, uma dica é usar o gravador do celular e ler um texto.

Depois de avaliar o conteúdo, será possível começar pequenas mudanças no modo de falar, na velocidade de pronunciar as palavras e nos demais pontos.

Alterações que podem ser essenciais para melhorar, consideravelmente, a comunicação e, consequentemente, a confiança, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.

Já para manter a voz com boa saúde, existem vários cuidados possíveis, como evitar gritar ou falar por tempo prolongado.

Também é interessante ingerir maçã com frequência – pois essa fruta tem propriedades adstringentes e age limpando a boca e a faringe – e tentar não consumir café ou chá-preto em excesso, porque eles contêm muita cafeína, que resseca o trato vocal.

Muito importante, ainda, é beber água em temperatura ambiente, em pequenos goles ao longo do dia, principalmente quem permanece, por muito tempo, exposto ao ar-condicionado. Diante de qualquer sintoma desagradável e persistente, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado.

* David Braga é CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent.

Para mais informações sobre voz clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Link Comunicação Empresarial



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre