Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O trabalho de alta performance no Hipismo

O trabalho de alta performance no Hipismo

22/09/2021 Dra. Luciana Meireles

O que os atletas precisam para o desempenho perfeito em uma competição? Além do treinamento e esforços diários, eles precisam estar em perfeita sintonia com o corpo e a mente.

E para tornar isso possível é preciso desenvolver a alta performance. No hipismo, o conceito é o mesmo, mas a prática é ainda mais desafiadora, uma vez que o esporte é o único a depender de um animal.

Inclusive, a prática é importante para qualquer atleta que deseja encontrar o seu melhor potencial e melhorar em diversos aspectos, tanto em questões relacionadas ao lado físico, como ao aspecto cognitivo e emocional.

O trabalho de desenvolvimento de alta performance no hipismo é personalizado e integrado, unindo treinador, psicólogo esportivo e outros profissionais para identificar as principais “dores” do atleta para então traçar objetivos com o intuito de melhorar: seja uma dificuldade técnica na performance da modalidade ou algum aspecto emocional, que inclui por exemplo, controle do nível de ativação da ansiedade, autoconfiança, elevar o nível de concentração, timidez e outros aspectos. Em casos de crianças e adolescentes, o trabalho também envolve os pais.

Durante o treinamento, são avaliados pela equipe de profissionais todas as nuances tanto na parte técnica (postura, posicionamento, movimento do corpo, distâncias para saltar e outros aspectos) quanto tática (tais como: tipos de curvas realizadas na competição, estratégias para a realização da pista) e emocional.

A filmagem é um dos instrumentos utilizados para que o atleta seja observado por várias perspectivas, a fim de detectar o menor detalhe que possa ser melhorado. Quando, por exemplo, o atleta apresenta insegurança, o seu corpo e a sua postura demonstram tal fragilidade.

Portanto, se o atleta apresenta uma excelente habilidade técnica, mas é “fraco” mentalmente, todas as suas habilidades podem se perder.

Durante o trabalho, são realizadas avaliações para identificar o que melhorou e o que precisa ter mais atenção, além da análise qualitativa que é de extrema relevância.

A prática precisa, sobretudo, da conexão do cavaleiro ou amazona com o cavalo. Um dos fatores que impacta bastante na performance dos atletas é a autoconfiança.

Dessa forma, o trabalho psicológico é fundamental, especialmente para vencer ou diminuir as dificuldades ou evoluir na performance que deseja conquistar.

A alta performance no hipismo também estimula o autocontrole, contribuindo para a melhora do controle do nível de ativação de ansiedade e frustrações comuns em qualquer competição, além dos medos inerentes ao hipismo, como cair do cavalo, por exemplo, e o fato de encarar o desafio que a competição proporciona.

O tempo para atingir as mudanças propostas pelo trabalho de alta performance varia de acordo com o atleta e quem podem alcançar resultado em alguns meses. No entanto, por depender também do atleta, não há como estipular um tempo mínimo.

Uma das conquistas do trabalho de alta performance é influenciar o cavaleiro ou a amazona a encarar os desafios, aprender a lidar com erros e dificuldades e não desistir ao se deparar com eles.

E isso pode ser levado para a vida pessoal, uma vez que há desafios que só a pressão e a ansiedade de uma competição podem proporcionar.

Portanto, o trabalho de alta performance no hipismo impacta o atleta e a vida pessoal, afinal antes de ser um atleta, ele é uma Pessoa.

* Dra. Luciana Meireles é especialista em Alta Performance para atletas do hipismo e outras modalidades, formada em Psicologia e em Educação Física, Mestre em Psicologia do Esporte pela Universidade do Minho – Portugal.

Para mais informações sobre Hipismo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Case Comunicação Integrada



Diálogo em vez de justiça

Viver felizes para sempre parece ser um privilégio exclusivo dos casais formados nos contos de fadas.


Salvar a dignidade também é salvar a vida

Quando recebemos o diagnóstico de uma doença grave, crônica ou que ameace a vida, muita coisa muda.


Imunização pode garantir o retorno das gestantes ao trabalho

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2.058/21, que visa autorizar o retorno de gestantes ao trabalho presencial após imunização completa contra a Covid-19.


Selic mais alta não intimida mercado imobiliário

O setor imobiliário brasileiro surpreendeu os especialistas mais experientes e, durante a pandemia, foi um dos agentes responsáveis por manter a economia brasileira aquecida.


Vai sair do papel? Reforma Tributária deve ter votação rápida

Estamos a um ano das eleições nacionais. Isso pode soar como pouco tempo, mas, considerando o panorama político, é sensato dizer que ainda não aconteceu nada em termos de definições partidárias.


Que ingratidão…

Durante o tempo que fui redactor de jornal local, realizei numerosas entrevistas a figuras públicas: industriais, grandes proprietários, políticos, artistas…


Empresa Cooperativa x Empresa Capitalista

A economia solidária movimenta 12 bilhões e a empresa cooperativa gera emprego e riqueza para o país.


O fundo de reserva nos condomínios: como funciona e a forma correta de usar

O fundo de reserva é a mais famosa e tradicional forma de arrecadação extra. Normalmente, consta na convenção o percentual da taxa condominial que deve ser destinado ao fundo.


E se as pedras falassem?

Viver na Terra Santa é tentar diariamente “ouvir” as pedras! Elas “contemplaram” a história e os acontecimentos, são “testemunhas” fiéis, milenares porém silenciosas!


Smart streets: é possível viver a cidade de forma mais inteligente em cada esquina

De acordo com previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050.


Quem se lembra dos velhos?

Meu pai, quando se aposentou, os amigos disseram: - " Entrastes, hoje, no grupo da fome…"


Greve dos caminhoneiros: os direitos nem sempre são iguais

No decorrer da sua história como república, o Brasil foi marcado por diversas manifestações a favor da democracia, que buscavam uma realidade mais justa e igualitária.