Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O trampolim político do enriquecimento

O trampolim político do enriquecimento

22/05/2011 Julio César Cardoso

Do bolo da imoralidade pública todos tiram a sua fatia, por que logo ele, o homem da quebra do sigilo bancário do caseiro Francelino, não poderia também tirar o seu pedaço?

No esquema petista de governo não é mais novidade a descoberta de corrupção política. Mas o Dr.Palocci não deveria envolver o nome de outras pessoas, em sua defesa. Vejam trecho de e-mail da Casa Civil aos parlamentares: “No mercado de capitais e em outros setores, a passagem por Ministério da Fazenda, BNDES ou Banco Central proporciona uma experiência única que dá enorme valor a estes profissionais mo mercado. Não por outra razão, muitos se tornaram em poucos anos, banqueiros como os ex. Pres. do Bacen e BNDES Pérsio Arida e André Lara Rezende, diretores de instituições financeiras como o ex-ministro Pedro Malan ou consultores de prestígio como ex-ministro Mailson da Nóbrega”.

A verdade é que a Casa Civil transformou-se num botequim de escândalos. José Dirceu, Erenice Guerra e, agora, Antônio Palocci, com a sua mágica de enriquecimento precoce. Como negar a corrupção política brasileira, se os fatos pipocam todos os dias? Como alguém só vivendo de política pode enriquecer da noite para o dia? Segundo a Folha de São Paulo, o patrimônio de Palocci cresceu 20 vezes no período de quatro anos: de 2006 a 2010 passou de R$ 375 mil para R$7,5 milhões.

A corrupção política brasileira não é caso de Comissão Parlamentar de Inquérito, mas de inquérito policial com solução rápida. E agente fica intrigado como o Congresso Nacional pode tratar do novo Código Penal se tem parlamentares pendurados na Justiça e que defendem e blindam os comportamentos suspeitos de enriquecimento ilícitos de políticos de grosso calibre, com trânsito livre na ribalta do poder? Como políticos de vida pregressa irregular têm competência para ditar regras de leis penais para os demais brasileiros?

É preocupante ver o senador Romero Jucá (PMDB-RR) sair em defesa de Antônio Palocci. Causa perplexidade mesmo a sua desenvoltura despudorada para se solidarizar com fatos políticos imorais. O senador Jucá é capaz, se necessário for, de defender a Deus e ao diabo.

* Júlio César Cardoso é Bacharel em Direito e servidor federal aposentado



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes