Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O verdadeiro prazer de voar

O verdadeiro prazer de voar

22/11/2012 Luis Meyer

Não é à toa que ser piloto de avião encanta crianças, jovens e adultos. E diga-se a verdade: quantos de nós já sonhamos em ser piloto quando criança?

Quem já desejou ter uma forma de fugir dos constantes congestionamentos que enfrentamos, já desejou ter uma forma de espairecer e se desligar dos problemas do dia a dia? Voar também é uma terapia. Nós, pilotos, temos um pouco de dificuldade em descrever as sensações de se ter uma aeronave sob o nosso controle.

É um momento único de puro prazer que eu vou tentar colocar em palavras. Sobrevoar as cidades, as montanhas e os mares, estar acima dos arranha-céus e das nuvens, é de tirar o fôlego. Quando se voa, o sentimento de liberdade é total, ainda mais quando você olha através dos vidros da cabine e enxerga paisagens estonteantes, longínquas, pequenas e ao mesmo tempo encantadoras.

Tudo que desafia a lei da gravidade, como balões, aviões, helicópteros e aeromodelos, alimenta ainda mais o sonho de tirar os pés do chão, mostrando que a aviação tem para oferecer o que muitos almejam - a paixão por voar. Durante o voo a concentração é total, problemas do dia-a-dia são esquecidos em um passe de mágica e o sorriso é algo constante.

Ao fim de um voo, você se sente leve, revigorado. Ser piloto já é especial, mas você pilotar a sua própria aeronave é o auge. E ao contrário do que a maioria pensa, ter seu próprio avião hoje em dia é algo bem acessível. Existem vários modelos, mas o que me encantou foi o CTLS.

Essa aeronave alemã comprova o desempenho e qualidade que verificamos em muitos produtos deste país, sendo a líder mundial de vendas na categoria LSA (Aeronave Leve Esportiva), com mais de 1.800 unidades em operação, oferecendo o máximo em tecnologia, segurança e sofisticação para seus felizes proprietários.

A aeronave é confeccionada em fibra de carbono e kevlar, mesma tecnologia usada nos carros de Fórmula 1. Ou seja, como um Porsche, Mercedez ou BMW, aproveito a velocidade e sofisticação, mas passo por cima. Não tenho dúvida que você já se impressionou ao ficar cara a cara com um avião, mas se quiser realmente sentir o que tentei expressar em poucas linhas, siga o seu sonho, e torne-se um piloto.

*Luis Meyer é piloto e engenheiro mecânico.



Análise de dados e a saúde dos colaboradores nas empresas

Como a análise de dados está ajudando empresas a melhorar a saúde dos colaboradores.


16 senadores suplentes, sem votos, gozam das benesses no Senado

Quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar em votação Emenda Constitucional para acabar com a figura de SENADOR SUPLENTE?


Há tempos são os jovens que adoecem

Há alguns anos o Netflix lançou uma série chamada “Thirteen Reasons Why”, ou, em tradução livre, “As Treze Razões”.


Administração estratégica: desafios para o sucesso em seu escritório jurídico

Nos últimos 20 anos o mercado jurídico mudou significativamente.


Qual o melhor negócio: investir em ações ou abrir a própria empresa?

Ser um empresário ou empresária de sucesso é o sonho de muitas pessoas.


Intercooperação: qual sua importância no pós- pandemia?

Nos últimos dois anos, o mundo enfrentou a maior crise sanitária dos últimos 100 anos.


STF e a Espada de Dâmocles

O Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Investigativa são responsáveis pela persecução penal.


Lista tríplice, risco ao pacto federativo

Desde o tempo de Brasil-Colônia, a lista tríplice tem sido o instrumento para a nomeação de promotores e procuradores do Ministério Público.


ESG: prioridade da indústria e um mar de oportunidades

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBM Institute for Business Value mostra que a sustentabilidade tem ocupado um lugar diferenciado no ranking de prioridades de CEOs pelo mundo se comparado a levantamentos anteriores.


Como conciliar negócios e família?

“O segredo para vencer todas as metas e propostas é colocar a família em primeiro lugar.”, diz a co-fundadora da Minucci RP, Vivienne Ikeda.


O limite do assédio moral e suas consequências

De maneira geral, relacionamento interpessoal sempre foi um grande desafio para o mundo corporativo, sobretudo no que tange aos valores éticos e morais, uma vez que cada indivíduo traz consigo bagagens baseadas nas próprias experiências, emoções e no repertório cultural particular.


TSE, STF e a censura prévia

Sabe-se que a liberdade de expressão é um dos mais fortes pilares da democracia.