Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Objetivo para 2014: Melhorar a satisfação dos clientes

Objetivo para 2014: Melhorar a satisfação dos clientes

29/01/2014 Igor Kalassa

Melhorar a satisfação de meus clientes. Muitos concessionários têm este objetivo traçado para 2014 como parte das resoluções de ano novo.

Muitas dessas lojas estão sendo pressionadas pelas montadoras a darem mais atenção à satisfação do consumidor. É possível notar que a prática do brinde ainda está muito presente. Prefere-se dar um brinde para suavizar um problema do que corrigir o processo.

A verdade é que mudar processos não é tarefa fácil, principalmente quando trabalhamos com produtos caros e com margem reduzida. Para dificultar, o cliente ainda mistura a satisfação com o produto com a satisfação com o atendimento prestado. Ou seja, medir a satisfação dos clientes requer muita disciplina e em alguns casos muito dinheiro. A notícia boa é que as ferramentas digitais permitem buscar a informação da satisfação de seus clientes sem investir muito.

Um e-mail, SMS ou até a boa e velha caixa de sugestões pode auxiliar bastante nesta tarefa. A internet permite que o cliente possa responder a uma pesquisa de seu computador sem ter que atender a uma ligação em algum momento inapropriado. Outro ponto importante a ser observado é que os mecanismos mais utilizados pelos internautas no Brasil já dispõe de resumo de avaliações de empresas. Entrem no Facebook de uma concessionária e verifiquem que, se ela estiver com o perfil corretamente montado, irão aparecer estrelas abaixo do nome.

Estes pontos contêm um agrupamento de informações e a nota final. O Google faz o mesmo. Por outro lado o site Reclame Aqui é muito utilizado e pode diminuir a expectativa de um novo cliente ao verificar que uma empresa tem diversas reclamações. No final do ano passado um novo portal que pretende permitir não somente reclamações, mas também sugestões e comentários positivos foi lançado.

Ele se chama ISC Digital – Índice de Satisfação dos Clientes. Um ambiente onde os clientes de concessionárias podem escrever gratuitamente suas avaliações e sugestões. Mais de 7.000 avaliações já foram realizadas e o movimento é crescente. Em 2014 monitore estes canais, reveja sua política interna de pesquisas e trate cada reclamação ou sugestão como uma oportunidade de melhoria. Seus próximos clientes ficarão mais satisfeitos do que os que receberam um brinde como troca por um serviço mal feito.

*Igor Kalassa é CEO da 4Life Sistemas e Soluções, agência especializada em CRM Social e Marketing Digital para Concessionárias.



O poder da conexão entre a empresa, seus colaboradores e consultores de venda

Muitos são os benefícios gerados a partir das convenções e dos encontros realizados pelas companhias a seus colaboradores, consultores de venda e parceiros.


Meu avô e sua consulta médica: a pinga ou a vida!

Nascido Adelerme Freilandes de Souza Villaflor, o meu avô, ao se casar, resolveu simplificar o seu nome para Adelerme Ferreira de Souza, mas era conhecido em Manga e redondezas como Seu Délio.


Dia da Advocacia Criminal: desafios, união, coragem e resistência

Nós, advogadas e advogados criminalistas, somos essenciais para o Estado Democrático de Direito na medida em que cumprimos a nossa legítima missão - com observância aos ditames da Constituição Federal - na defesa da cidadania e na busca pela concretização da justiça.


Limites ao STF e o fim da reeleição

A política e a administração pública brasileiras deverão passar por radical mudança nos próximos meses.


Você sabe o que é a síndrome do impostor?

Um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor.


Decisão controversa do STF sobre responsabilização da imprensa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (29) que os veículos de imprensa podem ser responsabilizados por fala de seus entrevistados, quando houver indícios concretos de falsidade em relação a imputação ou quando o veículo deixar de observar o cuidado na verificação da veracidade dos fatos.


Um representante político no STF

Um representante político no STF: Flávio Dino (PSB).


Já dá pra fazer o próximo planejamento tributário?

O exercício financeiro das empresas no Brasil coincide com o próprio calendário, de forma que já sabemos que ele começa no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 de dezembro do ano vigente.


Advento: espera do Senhor que vem

A Igreja Católica se prepara para um tempo muito importante em sua liturgia: o Tempo do Advento, que é próprio do Ocidente e foi constituído em vista da celebração do Natal.


Repentinas reações da natureza

2023 está na reta final. O ano começou com ares amenos, mas logo foram surgindo acontecimentos marcantes.


Habilidades para diminuir a sobrecarga de informações

O excesso de informações pode ser esmagador e levar à confusão mental. Temos à disposição muitos caminhos a seguir e pouca direção sobre para onde devemos ir.


No papel cabe tudo, mas e no coração?

Há 75 anos, em Paris, era assinada a Declaração de Direitos Humanos pelas maiores potências do mundo – também pelas menores e as, então, consideradas irrelevantes.